TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: A Reestruturação Organizacional Do Grupo Globo

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso: A Reestruturação Organizacional Do Grupo Globo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 3

Questões:

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

A Estrutura Organizacional adotado pelo Grupo Globo é a estrutura organizacional FUNCIONAL. O Grupo adotou esse modelo para melhorar a coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades e delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional.

2. Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.

Se for levado em conta que “critérios” faz referência aos fatores condicionantes, ou seja, o ambiente interno e externo. A departamentalização ocorreu devido ao tamanho do conglomerado, uma centralização aumentaria a burocracia. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram divididos em impressos, visual e social.

3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

A primeira variável é de ordem interna. O tamanho do Grupo Globo forçou sua divisão em departamentos o que possibilitou melhora em suas atividades e a diminuição da burocracia;

De ordem externa, o Grupo previu a estabilidade do país em meado dos anos 90. Como ocorreu o advento de diversas tecnologias, dentre elas a internet, o conglomerado teve perda em suas receitas, o que proporcionou a reestruturação.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

São vários os fatores que afetam o grau de centralização ou descentralização de uma empresa. No caso das Organizações Globo, dois fatores foram fundamentais para que a empresa se tornasse descentralizada: histórico do crescimento da organização e diversidade dos produtos e serviços oferecidos. No caso da reestruturação, foram delegados poderes amplos para que Henri Philippe Reichstul promovesse as modificações na estrutura da organização.

5. Quais os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

O conglomerado apostou na estabilidade econômica da década de 1990. Com o objetivo de crescer, o grupo se endividou e como não contava com o advento de outras mídias, ocorreu prejuízos em todos os setores. A Editora Globo desde 1986 nunca fechou um ano com lucro. Na rede Globo de TV havia um número exagerado de funcionários, mordomias excessivas, salários irreais e alguns departamentos inchados;

6. Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?

Diminuir as dívidas com vários credores, dentre eles o BNDES, que com a reestruturação passou a ser sócio minoritário da empresa. O executivo teve ainda como missão ver os planos estratégicos e administrativos do departamento. Reichstul teve papel central na reestruturação do Grupo. O Executivo, ao negociar com facilidade as dívidas com os credores, aplicou os três papéis de Mintzberg: Interpessoais, Informacionais e Decisórios.

7. Resuma a atuação de Reichstul nas empresas da Globopar e cite seu principal objetivo em cada uma delas.

Reichstul assumiu o cargo de Diretor Geral da Globopar. Sua primeira missão foi rever junto aos credores os débitos da Globo Cabo; Num outro momento o executivo teve que atuar na Editora Globo que tinha situação semelhante a citada anteriormente; Por último e com pouco êxito foi a vez da toda poderosa rede Globo de Televisão. O principal objetivo do Executivo era resolver problemas financeiros, societários e administrativos do grupo.

8. Por que as mudanças propostas para reestruturar a Rede Globo eram mais difíceis de serem postas em prática?

Porque era na rede Globo que estava o alto escalão do conglomerado e o principal produto do Grupo, as novelas. A proposta de Reichstul era mexer até mesmo neste produto, com cortes, é claro.

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »