TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Marketing Internacional

Trabalho Universitário: Estudo De Caso - Marketing Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.140 Palavras (9 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 9

Estudo de Caso

1. Descritivo da empresa:

Histórico da empresa:

Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show, deu início em 1988 aos negócios da empresa revendendo chocolates de uma indústria fornecedora. Na primeira Páscoa da Cacau Show, foram vendidos, dentre outros produtos da pequena empresa que nascia, dois mil ovos de 50 gramas. Quando ainda era estudante, com 17 anos, deparou-se com seu primeiro grande desafio no ramo dos chocolates: a indústria fornecedora informou-lhe da impossibilidade de produzir ovos na gramatura desejada. A solução encontrada por Alexandre, para cumprir a venda direta feita das duas mil unidades, foi fabricar com a ajuda de uma produtora artesanal, Creusa Trentin, em casa, a quantidade necessária de ovos de páscoa. Esta venda gerou o primeiro capital inicial da empresa, avaliado então em US$ 500,00 e com este investimento a empresa deu início as suas atividades no bairro da Casa Verde, em São Paulo. O mercado de chocolates artesanais foi julgado por Alexandre como pouco explorado na época, desse modo, a empresa preencheu um espaço de mercado carente de ofertas com forças competitivas diferenciadas. Visando a não dependência de uma demanda sazonal única ao ano, como é o caso da Páscoa, Alexandre buscou desenvolver outros produtos além daqueles oferecidos no período. Buscou como alternativa um novo produto com baixo custo e sedutor aos olhos e bocas dos compradores; tendo assim seu lucro obtido em volume vendido e não por altos preços unitários e assim foi desenvolvido o Cerejão (Trufa de Chocolate com recheio de cereja). O primeiro produto da Cacau Show vendido ao longo do ano, contava com um recheio mais barato do que a massa de chocolate. Desta forma o produto era oferecido ao mercado consumidor com um valor acessível. Atingindo assim principalmente as classes B, C e alguma pequena parcela da classe A brasileira.

A empresa tornou-se sinônimo em pouco tempo de bons produtos e preço diferenciado. Hoje em dia provavelmente ao chegar o período de páscoa a grande maioria da população já associe as suas compras para este período com o nome “Cacau Show”. Eles conseguiram em pouco tempo de criação a façanha de conseguirem estar na mente do povo brasileiro, que tinha marcas muito fortemente embasadas e que dificilmente seriam trocadas pelo consumidor final. Conseguiram atingir o público que basicamente estava acostumado a comprar bombons de marcas renomadas, como Nestlé e Garoto, e adentro em um mercado de elite que tinha basicamente a Kopenhaguen como nome associado a chocolates “premium”. A ideia da empresa é justamente adentrar em um mercado um pouco mais sofisticados que está entre uma simples caixa de bombom ao ovo de páscoa da Kopenhanguen. Já que Alexandre notou que havia uma grande fragilidade neste mercador promissor, e que a população brasileira estava adquirindo um poder aquisitivo mais elevado e sendo assim, buscando por produtos de qualidade e preço agregado.

O grande diferencial ao que indica seu fundador é justamente o fato das pessoas gostarem de se sentir especiais, importantes com esta filosofia, eis algumas frase que mostram perfeitamente isto

 “Filosofia da Cacau Show”:

“Aqui fabricamos muito mais do que chocolates. O que produzimos são pequenas demonstrações de carinho que fazem as pessoas se sentirem lembradas e amadas.”

“Esforçamo-nos ao máximo para que o maior número de pessoas possa fazer um doce gesto capaz de provocar sorrisos, abraços e beijos.” (Costa, 2008)

Hoje a empresa é comprovadamente a maior franquia de alimentos do Brasil, sendo uma das maiores redes de chocolate do mundo, em pouco mais de 24 anos de existência.

Linhas de produtos:

A empresa oferece uma linha com mais de 200 produtos (como a linha Chocoterapia, composta por tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes como pimenta, erva doce, canela, café e erva cidreira), bombons finos, pastilhas de chocolate com menta, garrafinhas de chocolate ao leite (nos sabores cereja, morango, Amarula, menta, café conhaque, anis e”Aamareto” ao leite), e chocolates especiais com graduações de cacau de 28 a 70%, chocolate sem lactose, orgânico, com certificado de origem, ou seja, diversas opções para todos os paladares. Também conta com linha diet de ovos de Páscoa, bombons, trufas, tabletes e outros. Além disso, sua linha oferece Fondue e panettones. O grande diferencial em relação a qualidade e redução de custos, deu-se ao fato da empresa desenvolver uma base de recheio que aplica-se para qualquer sabor do seu principal produto que são as TRUFAS, eles desenvolveram um mix de pasta base que vem funcionando perfeito tendo uma redução no custo do produto fantástica, sem afetar em nada a qualidade tão prezada no produto final. O grande segredo é aplicar os aromas de qualquer sabor justamente sobre esta pasta base, sendo assim há uma maior agilidade em relação ao processo produtivo, já que é muito mais fácil de se controlar um mix pronto do que todas as vezes que um sku entrar em linha de produção ter que alterar todo o setup de máquina, além de é claro preservar o segredo industrial. Com isto a empresa ganha por todos os lados, já que além de redução durante o processo produtivo, há uma redução de custo por conta do volume de compra e a barganho com que isto trás.

Com a filosofia de segmentação de mercado a empresa consegue atingir muitos consumidores diferentes com apenas um canal. Possui uma estratégia de marketing extremamente inovador, e possuí embalagens criativas, com muitas cores e apelo visual, porém o seu carro chefe são as Trufas, que possuem o preço de venda de R$1,00. As lojas da rede estimulam a visão, o tato, o paladar e olfato. Recentemente buscam o apelo emocional com a criação da “rádio Cacau show”, estimulando assim a audição dos clientes.

Localização Geográfica:

Razão Social: Industria Brasileira de Alimentos e Chocolate Ltda ( Cacau Show)

Site: www.cacaushow.com.br

Sua fábrica está localizada na cidade Itapevi ( Grande São Paulo) no estado de São Paulo e é conhecida como a “Fantástica Fábrica de Chocolate”. Porém a empresa possui ainda outras três plantas localizadas em: Campos do Jordão (SP), Capital (SP) e Curitiba (PR).

Lojas: mais de 650 localizadas em mais de 300 cidades brasileiras. Hoje a Cacau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com