TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso The Coca Cola

Por:   •  10/5/2013  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO....................................................................4

2.2EMBASAMENTO MATEMATICO .... .....................................................................5

2.3 EMBASAMENTO ECONÔMICO............................................................................7

2.4 EMBASAMENTO CONTÁBIL ...............................................................................8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar o caso “The Coca-Coca Company” da obra “50 empresas que mudaram o mundo”, de acordo com assuntos estudados nas disciplinas de Introdução a Economia, Introdução a Contabilidade, Matemática e Teorias da Administração II aplicado os mesmos nas resoluções das atividades propostas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO

1. Conforme o estudo de caso, informe qual a abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.

A abordagem utilizada no caso é a Administração por objetivos (APO).

As principais características observadas são a descentralização, o estabelecimento de objetivos para cada departamento, a adaptação regional pra cada distribuidor, alinhando o produto e reposicionando conforme a localidade, ênfase no controle de resultados, no qual nos últimos acontecimentos relacionados à empresa, o Srº Douglas N. Daft assumiu publicamente que as metas traçadas naquele momento, não poderiam ser atingidas, trazendo assim, o problema para junto de seus parceiros, para que, junto com eles, pudesse traçar novas metas e objetivos, proporcionando um empenho de todos.

A participação atuante das gerências locais, e a constante busca pela melhoria do cenário da empresa, também são características a serem citadas. Em um momento crítico, foi muito importante trazer à tona a resolução de problemas relacionados a discriminação e questões relacionadas, como a desistência de um de seus executivos negro e na conversa que teve com o Reverendo Jesse Jackson.

Com a orientação voltada para o cliente, economicidade, dinamismo, marketing exemplar e adaptado para cada localidade, foco em vendas no exterior e um olhar direto para o futuro, a Coca-Cola se mostra eficiente e pronta para manter-se como uma das marcas mais lembradas e valiosas do mundo.

2. Com base no estudo de caso, qual a abordagem moderna da Teoria Administração II pode ser aplicada?

No caso da Coca-Cola poderia ser aplicada a Gestão pela Qualidade Total, através da responsabilidade da organização segundo Robbins (2003,p 13) apresenta os conceitos de gestão da qualidade total:

-Foco intenso no cliente, onde neste grupo se inclui os clientes internos e externos.

- Preocupação pelo aprimoramento constante, compromisso em nunca estar satisfeito, busca pela excelência.

- Aprimoramento na qualidade de tudo o que a organização faz não se refere somente na qualidade do produto final, mas também ao modo como as organizações trata as entrega, como responde rapidamente as reclamações, a polidez com que os telefonemas são atendidos e assim por diante.

- Mensuração precisa utilizar técnicas estatísticas para medir toda variável criticas nas operações da organização, medindo, comparando com padrões ou marcos de referência.

- Participação ativa dos funcionários envolvendo o pessoal de linha no processo de aprimoramento.

No caso da Coca-cola esta abordagem funcionaria como uma espécie de engrenagem, aperfeiçoando os processos já existente, possibilitando a maior participação dos funcionários, mantendo a qualidade já existente do produto, aperfeiçoando os demais processos, como venda, entrega, prazos divulgação, traz como resultado redução de perdas e de custos de operações, satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com