TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Pet Glamour

Pesquisas Acadêmicas: Etapa 3 Pet Glamour. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem focando a obtenção de um determinado objetivo.

Existem dois tipos de classificação de grupos, o grupo formal e o informal. Grupos formais aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Essa é a estrutura que a grande maioria das empresas adota. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.

Os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social. A informalidade é geralmente, mais instável, pois está sujeita aos sentimentos pessoais, pois se trata de uma natureza mais subjetiva, ela não possui uma direção certa e obrigatória. Funcionários de departamentos diferentes que se encontram para almoçar juntos é um exemplo de grupo informal.

Os funcionários e a gerencia se agrupam formalmente e informalmente. Pois, percebem com clareza que as funcionárias se agrupam informalmente, as meninas do banho, Eder escolhe ficar solitário porque se acha superior demais pra se misturar, e as meninas atendente. Já a gerencia se une, pois tem muito assunto a tratar de serviço.

Os conflitos que geram dentro da organização são muitos. Alba e João estão insatisfeitos com a administração um do outro. Rui Não concorda com que as meninas do banho e tosa utilizam os produtos sem registrar porque assim ele perde completamente a gerencia. Anita e Léa não se dão bem com Eder por ele desvalorizar o trabalho delas e vangloriar-se do dele. Leila e Elaine atrasam e tem muitas faltas por motivos médicos, atrapalhando toda a organização.

Tabela de Grupos Formais

Identificação do grupo formal Funcionários Conflitos

Sistema de Responsabilidade que é constituído pela departamentalização, especialização. Alba Pessoais (insatisfação com o trabalho do próximo e falto)

Sistema de Autoridade que nada mais é que a distribuição de poder; João Administração mal executada

Sistema de Comunicação que é a interação entre todas as unidades da empresa. Rui Perca de controle gerencial

Escala de Desenvolvimento de equipe (EDE)

Definição Nota 1 Nota 7 Nota

Grau de confiança recíproca Muita confiança Confiança elevada 1

Comunicações Restritas e cautelosas Francas e autenticas 2

Grau de apoio recíproco Cada um por si Legitima preocupação uns com os outros 3

Objetivos da equipe Não compreendidos Compreendidos claramente 3

Tratamento dos conflitos dentro da equipe Através da recusa, escapatória, repressão ou acomodação. Aceitação e solução dos problemas 1

Utilização das habilidades dos membros As habilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com