TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relaçoes Humanas

Trabalho Universitário: Etica E Relaçoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

1. Ética e Administração

O sistema de organização empresarial se destaca principalmente com um tema ético, onde é necessário que o gestor público compreenda a ética e seus princípios: dever ser colocado em pratica à estruturação, associação, administração, transparência e controle de responsabilidades no quadro de funcionários da empresa, o gestor público é um profissional com um determinado planejamento, e competência para o trabalho da instituição publica ou privada, e quanto na esfera federal, estadual ou municipal, nas empresas de hoje, o departamento de recursos humanos é diretamente influenciado, e sempre tem passado por varias mudanças, a ideia e que o gestor de pessoas é o responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores.

Ele irá planejar programar e gerenciar programas e projetos de políticas públicas, visando à obtenção de resultados sustentáveis, a partir da atuação ética e transparente. Ele também poderá atuar na gestão técnica administrativa dos diversos órgãos públicos, como orçamento, finanças, recursos humanos, entre outros. Quando o gestor público assume a função, precisa informar-se da cultura de sua organização, ou seja, a identidade da organização pode ser ensinada a novos membros do grupo. Desse modo, uma reflexão sobre a dimensão ética nas empresas deverá passar pelo resgate da qualificação profissional, deixando claro o que se pretende alcançar com a equipe multifuncional, incluirá também outros aspectos organizacionais com relação à dimensão pública da ética e da cidadania.

Gestão de pessoas, ou administração de gestão é uma associação de habilidades, conceitos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar todos os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Ética faz parte dessa nova estrutura, alguns dos desafios da gestão é também, encontrar pessoas qualificadas e capacitadas, lidar com as pessoas, motivar as pessoas, espírito de liderança.

Um dos grandes desafios do gestor é lidar principalmente com pessoas, por não se tratar de um individuo qualquer, existe uma serie de conflitos que exige; caráter, família, desejos, sonhos, frustrações e vários outros, e saber lidar com esta questão.

É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados, o caráter ético já se inicia com a influência familiar, ou até mesmo nas instituições de ensino na sociedade, onde pode tentar aperfeiçoar e melhorar os padrões éticos das organizações, e esse é o grande desafio do gestor na formação e recrutamento de colaboradores, com a influência de encontrar pessoas qualificadas.

Portanto, na questão ética das organizações empresariais, é necessário definirem vários objetivos dentro da organização, a principal responsabilidade de uma empresa é usar bem a sua tecnologia e apresentar um bom desempenho econômico, de forma a cobrir os custos e acumular capital. O compromisso das empresas envolve, sobretudo, questões raciais, de sexo, distribuição de renda, manutenção do meio ambiente e os problemas gerais da sociedade.

A ética da dignidade da pessoa humana poderá restringir a empresa na realização de qualquer tipo de discriminação, por uma visão preconceituosa de raça ou de sexo. Atuando com base no valor da dignidade da pessoa, a empresa põe em questão o desenvolvimento de uma prática coerente e se preservam os interesses da organização, de forma, a contribuir com a sociedade como um todo. As empresas passam ao administrador grandes responsabilidades e situações. Nessa função concentram-se os compromissos éticos, que geram sobre os indivíduos as expectativas éticas.

A cultura ética das organizações passa por certa compreensão do trabalho e das relações sociais. A empresa que tem o hábito de omitir ou roubar, que trata seus clientes e funcionários com desprezo, dificilmente terá um corpo funcional eficiente e ético. Contudo, para um exercício profissional ético, não basta apenas à competência técnica, mas torna-se fundamental o estabelecimento de relação de confiabilidade entre o trabalhador e a gerência, e assim por diante. É entendido que uma organização, que obedece com rigor a norma e os padrões da ética sempre será digna de um bom resultado.

2. Ética Profissional no Filme Amor Sem Escalas.

O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, tem um emprego diferente, sua função é viajar pelo mundo e demitir funcionários de diversas empresas quando o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo. O personagem possui um objetivo que é atingir um número de milhas e suas viagens o motivam a alcançar esta meta, ele também ministra palestras motivacionais apresentando uma mochila onde mostra como é difícil carregar tudo o que temos na vida então ele mostra nestas palestras como andar com a mochila mais leve. Isso, claro, simbolizando que a pessoa deve ter uma vida sem compromissos.

Claro que despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. A vida dele é essa rotina de trabalho. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem casa, na verdade. Ele tem um endereço para correspondência. Assim como não tem escritório, tem um endereço onde seu chefe tem um escritório. A vida de Binghan, pessoal e profissional, está no céu. Entre um voo e outro.

Ocorre que seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam a demissão através de um webcam, cortando os custos de viagem e hospedagem. Binghan se opõe pelo tratamento que as pessoas vão receber, mas seu chefe não está muito preocupado com isso e o obriga a levar Natalie nas suas viagens para apresentar o seu trabalho já que ele questiona que não dará certo esta mudança. A aceitação de uma ideia nova demora um pouco, em todas as organizações, o indivíduo tende a rejeitar mudanças. Em uma de suas viagens, ele conhece Alex (Vera Farmiga), também executiva, que tem o mesmo estilo de vida que Ryan, só que um pouco misteriosa em relação a sua vida pessoal. Pode-se dizer que a vida solitária e desarraigada de família e amigos foi uma escolha onde ele se realiza e é feliz profissionalmente. Na profissão, ele se torna frio e distante das pessoas, não se deixa envolver emocionalmente com o sofrimento alheio, mas ainda possuía uma mansidão, sendo agradável com os mais próximos.

Aos poucos, na companhia dessas mulheres, Ryan Bingham começa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com