TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FABRICA DE GELO

Trabalho Escolar: FABRICA DE GELO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 7

MERCADO

A Gelo Gelado atua no fornecimento de gelo para eventos de pequeno e grande porte, com dedicação, agilidade e um atendimento de qualidade, conquistando assim a liderança no mercado baiano.

Para identificar o mercado, é preciso analisar a oferta e a demanda do produto no mercado e os imóveis disponíveis no bairro. Os riscos são alto custo do aluguel e dos equipamentos básicos, a dificuldade para obter assistência técnica e os períodos muito longos de sazonalidade em algumas regiões. O gelo é consumido, principalmente, por bares, restaurantes, pensões, peixarias e residências. Os fornecedores se limitam a indústria de refrigeração localizada, em sua maioria. O mercado concorrente deve ser analisado de acordo com o volume de produção, o preço praticado, os equipamentos utilizados, o sistema de distribuição e a qualidade do produto.

Esse segmento de mercado tem a demanda sazonal, ou seja, o consumo forte em determinadas épocas do ano e em outras nem tanto. Assim o empreendedor deverá avaliar criteriosamente esses picos de consumo, para que não tenha surpresas ou sobressaltos de expectativa ou mesmo desespero com o empreendimento montado.

Também é importante pesquisar o padrão de qualidade ofertado e os preços praticados pelos concorrentes, tanto em produtos quanto em serviços e atendimento. É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento do mercado concorrente e consumidor.

A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.

Como se trata de um produto barato é necessário um grande volume de vendas para compensar os custos e gerar lucro satisfatório.

INVESTIMENTOS

O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:

Decidir se o imóvel será próprio ou alugado

Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;

Avaliar o custo benefício de comprar móveis e equipamentos usados.

Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da ideia, análise de sua viabilidade como negócio”.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Para manter-se competitivo um negócio precisa oferecer diferenciais que o torne mais atrativo que seus concorrentes.

Agregar valor é oferecer o inesperado ao cliente; ir além da obrigação; oferecer mais e melhor e o que ninguém ainda ofereceu.

GESTÃO DO NEGÓCIO

A gestão do negócio pode ser automatizada. Existem vários softwares no mercado que possibilitam a automação da gestão administrativa e operacional de indústrias. Entretanto, o mais indicado é que invista em softwares específicos para o segmento industrial que atua para permitir a gestão eficiente do negócio. Dentre os benefícios que um software de gestão pode oferecer, pode-se citar alguns.

PPCP - Planejamento, Programação e Controle da Produção

Gestão de estoques

Apontamento eletrônico da produção

Promove visão da capacidade disponível, dos gargalos, de altos estoques, a flexibilização da programação da fábrica e a garantia do nível de atendimento

Apuração e projeção de custos integrada

Controle de documentos, registros e normas

Controle no processo de produção e geração de laudos

Projeção de faturamento e custos

Formação do preço de venda

Rentabilidade mensal

Estatística de vendas

Contas a receber

Contas a pagar

Ponto eletrônico

Folha de pagamento

Cargos e salários

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

A qualidade no atendimento ao cliente é um aspecto importante a ser observado. Produtos bem embalados e acondicionados, entregas no prazo, influenciam muito na satisfação dos clientes. Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa cria um diferencial, constrói um relacionamento de confiança e torna inconveniente a migração do cliente para um concorrente.

Como diz o ditado popular, “a propaganda é a alma do negócio”. Por meio da propaganda o empreendedor dará destaque ao seu estabelecimento no mercado.

É possível a utilização de formas simples e baratas de divulgação. Com criatividade pode-se e buscar alternativas que atraiam os clientes

Entre as alternativas que demandam menos investimento pode-se citar:

Utilização de mala direta com mensagens que lembram e divulgam a Fábrica

Site na Internet com a apresentação dos produtos

Cartões de visita.

O bom atendimento é uma receita de sucesso para qualquer fábrica de gelo. Clientes satisfeitos tendem a comentar com outros e não existe melhor propaganda que a tradicional “boca-a-boca”, barata e eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com