TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAbrica De Brinquedos

Casos: FAbrica De Brinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

Neste projeto elaboramos uma metodologia de pesquisa para a problemática de relançar no mercado atual uma marca notória que faliu. Deste modo efetuamos pesquisas históricas, pesquisas de campo e pesquisas na área da empresa buscando armazenar a maior quantidade de dados para facilitar no processo de elaboração de uma estratégia para a nova identidade visual da empresa escolhida.

Nosso maior foco foi a concorrência e a adequação ao mercado atual, pois a área de brinquedos precisa de certos cuidados tanto nas pesquisas quanto na elaboração dos produtos. Estudamos todas as marcas diretas e indiretas para termos uma área de ação maior e um melhor resultado. Mostramos este processo passo a passo e com isso também obtivemos informações satisfatórias para o trabalho.

2. HISTÓRIA DA TROL

A Indústria de Brinquedos Trol foi uma importante fábrica de brinquedos fundada por Dilson Funaro, que cursou a Escola Mackenzie de Engenharia e, vindo de família rica montou, ainda jovem, a CIBRAPE, uma indústria de plásticos. Logo depois adquiriu a Monitora e, posteriormente, a própria Trol que produzia produtos de plástico para indústria, uso doméstico e brinquedos do Brasil. A empresa se localizava na Via Anchieta, e em Manaus existiu um complexo, rede de supermercados, e uma logística de distribuição no Alphaville (Barueri), margem da Castelo Branco.

Foi responsável pela criação de vários itens, como a boneca Pierina,lançada no início dos anos 1960, e

pela introdução no país de brinquedos como o Playmobil, desenvolvido na Alemanha por Hans Beck, em 1974. O Playmobil foi lançado no Brasil em1976, tendo sido fabricado até o início dos anos 1990. Outro exemplo de brinquedo inovador foi o TCR. A Trol também criou o famoso “dado” (quebra-cabeça) em que

você deveria deixar todas as cores acertadas. No auge do jogador Roberto Rivelino (o garoto do parque), o mesmo foi até a Trol assinar a matriz na ferramentaria da bola que levava o seu nome.

Já que a Trol também fabricava produtos de uso doméstico, existem alguns que se tornaram famosos,

como o “escorregador para arroz” ou lava-arroz criado pela Sra. Therezinha Beatriz que era uma dentista. Ela apresentou a idéia à Trol, patenteou o produto, a empresa comprou dela, que recebia os royaltes sobre as vendas.

Outro produto famoso foi um jarro de plástico onde seu formato era um abacaxi, bastante lembrado até

hoje e usado no seriado “A Grande Família”.

Poucas pessoas devem saber, mas a Trol era uma das melhores ferramentarias do Brasil: produzia

toda a linha da Phillips, Philco, Gradiente, Walita entre outros. Possuía um quadro de profissionais

da linha de ferramentaria considerados os “tops” do mercado.

Em relato bastante interessante, um dos funcionários da Trol disse como era a relação da chefia

com os funcionários: ‘’ Eu tinha contato direto com os filhos do Dr. Funaro. Eram o Dilsinho e o Jorge,

todos de uma simplicidade e humildade que herdaram do seu pai. Seu pai era um empresário sério,

honesto, muito humilde, cumprimentava a todos. Aos funcionários a nível de gerência e chefia, tínhamos no final do ano “1 décimo quarto salário”. Infelizmente seu plano “cruzado 1 e 2” no final começou a não dar certo... Lembro muito bem o que disse ao Dilsinho um gerente da Philips em uma reunião na fábrica... Falou assim: “Dilsinho,seu pai Dr. Funaro, perto de Hitler, Mussolini e Fidel Castro é trombadinha”. Aquilo o

deixou muito abalado. Eu morava na Penha e a Trol ficava na Via Anchieta, no bairro do Liviero. Eu ia todos os dias para essa empresa trabalhar. Tinha um ótimo ambiente de trabalho e muitos amigos foram feitos ali.’’ Disse Rubens Rosa.

Dilson Funaro foi o proprietário da empresa ate o fim dos anos 80, quando faleceu em 1989.

No início dos anos 1990, logo após o seu falecimento, outros proprietários da começaram a

desviar dinheiro da empresa e por conta disso e da má administração a Trol Brinquedos entrou em falencia definitivamente.

3. ANALISE DO PROBLEMA

3a. Analise da marca

De acordo com a pesquisa efetuada da fábrica de produtos de plástico para indústria, uso doméstico e brinquedos (Trol) Baseados na estética visual foram tiradas algumas conclusões.

A forma vazada em branco forma uma rosca sem fim com um corte na transversal que corta o L (Trol), partindo da premissa que a empresa antes de fabricar brinquedos produzia produtos de plástico conclui-se que o logo é totalmente industrial.

Analisando os elementos que a compõem observa-se o vermelho que contribui para a confiança em si mesmo, a coragem e uma atitude otimista ante a vida. A tipografia em preto é geométrica, rígida e sem serifa.

3b. Pesquisa de Campo

O objetivo da nossa pesquisa de campo foi saber quais dos produtos da Trol as pessoas mais conheciam, adquiriam e gostariam de ganhar em sua infância.

Na nossa pesquisa foram abordados homens e mulheres de São Paulo, São Bernardo do Campo

e São Vicente com idades entre 33 e 60 anos.

Tivemos um resultado bastante significativo e não muito surpreendente, pois das pessoas que entrevistamos, muitas conheciam e tinha apenas esses produtos: Fofolete, TCR, Pega Pega Trol e Velotrol. Os demais produtos questionados (Brasinha, Fort-Rin-Tin-Tin, Boneca Pierina, Robô Tric Trac

e Ministeck) uma ou outra pessoa teve ou conhecia. As pessoas de mais idade comentaram que chegaram a comprar para seus filhos e que na época era um grande presente, comparado com os super-heróis vendidos hoje em dia que são um grande sucesso.

Perguntamos também se lembravam se os produtos eram caros, e os que lembraram disseram que sim, porém mais baratos do que a estrela. Outro assuntos abordado foi onde esses produtos eram vendidos e a maioria disse que era vendidos nas lojas Americanas, loja Glória e Lojas Lobras.

4. ANALISE DE MERCADO

Estrela Brinquedos A marca fortalece a idéia da infância pelo símbolo ter o formato característico de um catavento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com