TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FOCUS GROUP

Tese: FOCUS GROUP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

1.

a) Esta técnica representada no esquema se enquadra no tipo de pesquisa Qualitativa.

b) A metodologia qualitativa, também chamada de pesquisa exploratória, é realizada através de quatro técnicas, sendo elas, FOCUS GROUP, PESQUISA EM PROFUNDIDADE, HOME VISITS E CLÍNICA, onde FOCUS GROUP se enquadra no esquema apresentado.

As sessões de FOCUS GROUP (Discussões em Grupo) são realizadas em salas de reuniões com acomodação média para 12 pessoas. Essa estrutura é composta por uma segunda sala conjugada, dotada de espelho “one way” ou circuito interno de TV, permitindo a observação por parte da equipe que acompanha o trabalho ou mesmo pelo cliente contratante da pesquisa. As sessões são gravadas por meio de áudio e vídeo, para posterior transcrição.

As reuniões são conduzidas por moderador orientado por um roteiro pré-definido com os temas que deverão ser abordados pela pesquisa.

c) Uma situação em que se aplica a técnica FOCUS GROUP é na avaliação de programas onde existe um diferencial de poder entre participantes e responsáveis pelas tomadas de decisão, onde passa pela constituição de grupos homogêneos, ainda que com a participação de entidades distintas, produzindo, assim, informação que pode iluminar perspectivas diversificadas, as experiências e os pontos de vista das diferentes partes interessadas na avaliação. Pode ser aplicada para testar uma medida inovadora, clarificar os objetivos de um projeto, estabelecer uma metodologia de implementação para o programa em avaliação e identificar os problemas e as necessidades de uma região e as melhorias necessárias durante a implementação do mesmo.

2.

Projeto Avaliativo de Queda de Audiência

a) Índices de audiência estão baixos (insatisfação)

b) Definição dos objetivos a partir de situações específicas que demandam estudos personalizados para coleta e análise para fim de se descobrir o perfil dos entrevistados, suas preferências de estilo de atração, horários mais propícios.

As modificações feitas na programação interferem diretamente na queda ou subida de audiência?

Qual programação que mais teve audiência e que menos teve sucesso? (Primários)

…................................................................

Consultas de dados em institutos, como por exemplo, o IBOPE, para fim de saber qual é a emissora que está em alta, qual seria sua maior concorrente e avaliar sua programação para se obter um modelo, podendo avaliar os programas da mesma e criando uma base, como acontece com a concorrência real, onde as emissoras tentam copiar os quadros de sucesso das outras.

Identificar classe social, faixa etária, horários de pico onde os brasileiros assistem mais televisão, visando gerar e identificar grade de programação, como por exemplo, desenhos – de manhã, sessão da tarde – de tarde, novelas e filmes – à noite. (Secundários)

c) Ter o conhecimento das preferências da maioria dos telespectadores, visando maior controle da audiência aplicando programações desejáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com