TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Focus Group

Ensaios: Focus Group. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DA TÉCNICA FOCUS GROUP

Denise Sara Gieseler

Roberto Furhmeister

O focus group, embora encontre as suas raízes históricas em 1941, com Robert King Merton, é uma forma de coleta de dados que só a partir da década de 80 se desenvolveu mais intensamente como importante estratégia de pesquisa por parte dos cientistas sociais, porque julgava-se que perguntas fechadas nem sempre proporcionavam respostas exatas aos questionários. Embora o focus group se constitua como um processo racional que pressupõe um conhecimento prévio dos objetivos que se pretendem atingir, bem como um processo que tem etapas preliminares à sua aplicação, em termos de resultado final, não é mais do que um diamante bruto que precisa ser lapidado. Isto porque o resultado obtido no decorrer da entrevista, não é um simples aglomerado de informações, mas matéria-prima para que se possa chegar à produção do verdadeiro saber científico. O que é fundamental é ter clareza dos limites e alcances da técnica e/ou método.

O focus group, tal como em qualquer outro tipo de pesquisa de natureza qualitativa, tem por finalidade procurar o sentido e a compreensão dos complexos fenômenos sociais, onde o investigador utiliza uma técnica indutiva de investigação, sendo o resultado amplamente descritivo, contudo, contribuem para especificar diretrizes para escolhas em determinados tipos de estudo.

Comparado a outras técnicas, o focus group, proporciona uma multiplicidade de visões e reações emocionais no contexto do grupo. Se, por um lado, pode ser considerada como ação não natural que pode inibir a espontaneidade do grupo, por outro, por ser uma ação previamente organizada e dirigida a um grupo determinado, permite ao investigador maior agilidade na coleta de dados, de forma primária, buscando posteriormente por maior profundidade, o que não se assegura em técnicas ou métodos não diretivos.

Pode-se usar o focus group para compreender a relação entre causa e efeito, clarificar resultados invulgares, assim como para verificar conjeturas e por fim, pode ser usado como interpretação alternativa aos resultados da pesquisa.

Acredito que este instrumento de pesquisa associado a pesquisas exploratórias permitem fornecer importantes antecedentes sobre o conhecimento em áreas ainda desconhecidas. Pode ainda gerar hipóteses para pesquisas futuras, detectando problemas além de ajudar a fornecer impressões gerais.

As grandes vantagens do focus group são o baixo custo; rapidez na coleta de dados; flexibilidade do formato e, possibilidade de conciliação com outras modalidades de investigação. Entretanto, uma de suas principais limitações é estar sempre sujeita à interferência do investigador ou moderador e as dispersões próprias de grupos heterogêneos, podendo eles, influenciar a natureza dos dados produzidos.

Vale lembrar que o sucesso da técnica de investigação está estritamente a cargo da criatividade metodológica do investigador, sendo este o grande desafio no esforço de responder às múltiplas problemáticas que este tem de enfrentar.

Numa sociedade cada vez mais mutável, onde o excesso de informação torna-se de difícil gestão para a atuação dos atores sociais nos diversos níveis da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com