TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim De Focus Group

Exames: Pim De Focus Group. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2012  •  6.506 Palavras (27 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 27

RESUMO: O Focus Group é uma técnica utilizada em pesquisas qualitativas com muitas finalidades. Esteve muito ligada à pesquisa social, mais propriamente na Antropologia e da Sociologia, e que nos últimos 30 anos ganhou espaço em áreas como Psicologia, Educação e Administração de Empresas. Neste artigo, iremos apresentar alguns aspectos da pesquisa qualitativa e em seguida mostra a técnica do Focus Group e a sua utilização.

Palavras chaves: Pesquisa qualitativa, Focus Group.

ABSTRACT: The Focus Group is a tecnical approuch of the qualitative research. It was born in the Antroplogy and Socioly reseach, but on 30 years ago, it was had used in other human reseach areas when Psicology, Education and Business Administration. Here, we introduce a few concepts of the qualitative reseach and give the most important aspect of the Focus Group.

Words keys: Qualitative research, Focus Group.

1. Introdução

É possível identificar, em pesquisa social, uma forma de abordagem que se tem afirmado como promissora possibilidade de investigação, a pesquisa qualitativa, que surgiu no seio da Antropologia e da Sociologia, e que nos últimos 30 anos ganhou espaço em áreas como Psicologia, Educação e Administração de Empresas.

A pesquisa qualitativa costuma ser direcionada e não busca enumerar ou medir eventos e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para análise dos dados; seu foco de interesse é amplo e dela faz parte a obtenção de dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação objeto de estudo. Nas pesquisas qualitativas, é freqüente que o pesquisador procure entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada e, a partir daí situe sua interpretação dos fenômenos estudados.

São diversas as metodologias utilizadas para pesquisa qualitativa. Nesse trabalho, serão apresentados brevemente os fundamentos da pesquisa qualitativa, para, em seguida, serem apresentados os principais conceitos de Focus Group, as ocasiões de utilização desta técnica, suas principais vantagens e desvantagens e especificar a utilização do Focus Group na pesquisa qualitativa. Pretende-se ainda mostrar os passos para a realização do Focus Group. Por fim, pretende-se fazer uma reflexão sobre a validade e utilidade da metodologia, além de se sugerir pesquisas futuras sobre o tema.

2. Pesquisa Qualitativa – Fundamentos

Em linhas gerais, a pesquisa qualitativa detecta a presença ou não de algum fenômeno, sem se importar com sua magnitude ou intensidade. É denominada qualitativa em contraposição à pesquisa quantitativa, em função da forma como os dados serão tratados e da forma de apreensão de uma realidade, em que, no caso da pesquisa qualitativa, o mundo é conhecido por meio de experiência e senso comum (conhecimento intuitivo), em oposição às abstrações (modelos) da pesquisa quantitativa. Os métodos qualitativos e quantitativos não são excludentes, embora difiram quanto à forma e à ênfase (Neves, 1996:1).

A pesquisa qualitativa tem se mostrado uma alternativa bastante interessante enquanto modalidade de pesquisa numa investigação científica. É útil para firmar conceitos e objetivos a serem alcançados e dar sugestões sobre variáveis a serem estudadas com maior profundidade. Os métodos qualitativos trazem como contribuição ao trabalho de pesquisa, pois apresentam uma mistura de procedimentos de cunho racional e intuitivo capazes de contribuir para a melhor compreensão dos fenômenos. Segundo Luck, Wales e Taylor (1970), a pesquisa qualitativa combinada ao método de pesquisa quantitativa pode ter bastante utilidade para o estudo de determinados assuntos.

Embora exista uma diversidade entre os trabalhos qualitativos, há um conjunto de características essenciais capazes de identificar uma pesquisa deste tipo (Godoy, 1995: 62):

1. Ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental.

2. Caráter descritivo.

3. Significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida como preocupação do investigador.

4. Enfoque indutivo.

A pesquisa qualitativa é mais utilizada quando se possui pouca informação, em situações em que o fenômeno deve ser observado ou em que se deseja conhecer um processo, determinado aspecto psicológico complexo, ou um problema complexo, sem muitos dados de partida. Alguns problemas de pesquisa requerem uma abordagem mais flexível, e nestas circunstâncias a aplicação de técnicas qualitativas é recomendada (Sampson, 1991: 30).

A pesquisa qualitativa possui caráter mais exploratório, descritivo, indutivo e envolve técnicas como análise de dados secundários, estudos de caso, entrevistas individuais, discussão em grupo, Focus Group, teste de associação de palavras, entre outros.

Embora existam diferentes técnicas de pesquisa qualitativa, existem algumas fases principais e gerais:

A. Reconhecimento e formulação do problema

Segundo Calder, 1977, ps. 353-64, pode-se explorar as seguintes abordagens da pesquisa qualitativa:

• Abordagem exploratória – esta abordagem torna-se científica quando as hipóteses geradas de teorias são testados empiricamente utilizando técnicas quantitativas

• Abordagem clinica – derivada da pesquisa motivacional, defende a utilização de pesquisadores treinados, que utilizam conhecimentos técnicos para interpretar termos clínicos

• Abordagem fenomenológica – essa abordagem tenta entender os consumidores por meio de uma análise de sua experiência vivida, de como o mundo aparece para eles

B. Planejamento

• Determinação do tipo de dados:

• Não verbais (através de um observador, principalmente captação de gestos, expressões fisionômicas ou corporais, posturas, movimentos)

• Verbais (através do auto-relato ou entrevistas, captação de palavras, entonação, contexto, conotações)

• Escritos (por impossibilidade de contato verbal com os entrevistados, análise de documentos ou registros e para análise da forma de expressão por escrito da amostra).

• Determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com