TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANQUIA DO FRACO AO SUCESSO

Ensaios: FRANQUIA DO FRACO AO SUCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O que vamos encontrar ao longo do trabalho é a tentativa de explicar dentro de um contexto o entendimento de várias disciplinas, que estamos estudando no 6º semestre, dentro de um tema em comum.

Vamos observar que para abrir uma franquia, é preciso saber vários conceitos é que irão ditar se o nosso negócio será um sucesso ou não.

Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.

O conhecimento é muito valioso e tem poder, por isso o que você vai ver a seguir é que as empresas de sucesso são as que detêm as melhores informações e sabem controla-las de forma eficaz. E a receita que leva o sucesso é o treinamento, a intuição, know-how, o marketing, uma boa negociação, coaching, o bem estar dos funcionários e de sua família, o aprendizado compartilhado entre empresas, a ética e a responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 - GESTÃO DE PESSOAS II

Segundo Fleury, competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho. Saber aprender a aprender, estar sempre aprendendo e aumentar o conhecimento. Aplicar o conhecimento com suas habilidades, resolver problemas, criar e inovar. Além disso, tudo a pessoa tem que ter competência para alcançar metas, agregar valores, obter experiências e empreender.

Existem duas instâncias de competência:

• Competência Individual: tem relação direta com a atitude e o comportamento de uma pessoa, como a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de comunicação e relacionamento e a capacidade de executar várias tarefas e funções diferentes.

• Competência organizacional: tem relação às estratégias de negócio. É um conjunto de suas competências básicas e essenciais.

A formada da competência organizacional são as básicas e as essenciais. As competências básicas são formadas por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas que não são suficientes para manter a sua posição competitiva no mercado. As competências essenciais são um grupo de habilidades que permitem às empresas entregar um benefício fundamental aos seus clientes: a capacidade de combinar, misturar e integrar produtos e serviços, ou um grupo de habilidades que permitem as empresas entregarem um benefício que a diferencie e garanta uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações. As competências essenciais de um profissional deve possuir as seguintes características: saber agir, saber mobilizar, expressar-se claramente, estar sempre aberto a novos conhecimentos, dedicação, assumir responsabilidades e ter uma visão estratégica.

Temos ainda as competências genéricas relacionadas a seguir:

1 – Comunicação verbal e escrita: é a linguagem que usamos quando queremos escrever alguma coisa. Quando realizamos uma redação, estamos utilizando a linguagem escrita.

2 – Sensibilidade: refere-se à percepção aguçada ou receptividade a respeito de algo, como por exemplo, as emoções de um indivíduo. Este conceito emergiu na Inglaterra do século XVIII, sendo relacionado intimamente a estudos de percepção sensorial como o meio através do qual o conhecimento é reunido. Tornou-se associado posteriormente também à filosofia moral.

3 – Criatividade: é considerada uma capacidade humana de grande valor universal, tudo indica que nesta competência reside a memória "RAM" biológica para o impulso da evolução humana.

4 – Iniciativa: é a ação de quem propõe ou faz primeira alguma coisa: tomar a iniciativa de uma medida. Qualidade de quem é levada a agir espontaneamente: ter a iniciativa.

5 – Ética: valores morais e princípios sociais. Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

2.2 - MERCADOS DE CAPITAIS

O mercado de franquias cresce a taxas muito maiores do que as do PIB há diversos anos, seja em faturamento, em número de unidades ou em número de redes franqueadoras. A taxa de sucesso das operações franqueadas (muito maiores do que as operações não franquia), a consolidação das marcas e o excelente trabalho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) têm contribuído para esse cenário. O melhor é sempre direcionar a energia do entusiasmo com a possibilidade de ser dono do próprio negócio para ações práticas, como o estudo minucioso da marca em questão e a projeção detalhada de custos. Além disso, é essencial buscar informações com quem já está no mercado. Outros franqueados da marca eleita poderão oferecer uma real visão do negócio e contar a experiência deles quanto ao retorno de investimento e principais dificuldades que enfrentarão. Um mau negócio é decorrente geralmente da superficialidade, típicas de momentos onde a própria ansiedade, pelo querer rápido no desenvolvimento das coisas, supera a racionalidade a inclusão dos detalhes, que de alguma forma nos enriquecem de atenção diante dos projetos. Através de um banco agenciador, o franqueado deve buscar o financiamento para abrir a franquia, com recurso do BNDS, disponível para esta modalidade com juros bem mais baixos do que os disponíveis nas intuições bancárias privadas e com um prazo de amortização à longo prazo. O investimento do lucro na administração deve ser feito na medida em que a empresa já obtenha os recursos necessários para o pagamento das amortizações do financiamento, e este sobra deve ser aplicada na negociação com o franqueador, passando a fazer as compras com pagamento antecipado, tendo o benefício do desconto de 5%, e automaticamente aumentando sua margem de lucro no negócio.

2.3 - ESTRATÉGIAS DE MARKETING

A comunicação integrada de marketing é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing, os quatros “P” (promoção, praça, preço e propaganda). Engloba o conjunto de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com