TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquias - Chaves Para O Sucesso

Trabalho Universitário: Franquias - Chaves Para O Sucesso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.554 Palavras (15 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 15

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetiva aprofundar os conhecimentos sobre as disciplinas do 6º semestre de Administração através da análise de uma matéria sobre Franquias – chave para o sucesso.

O trabalho visa dá respostas a inúmeros questionamentos sobre como escolher uma franquia, como deve ser o layout, as estratégias de marketing para conquistar e manter os clientes, pesquisa de mercado e outros tão importantes quanto estes.

Também analisará o negócio sob a ótica do desenvolvimento sustentável devido ao esgotamento dos recursos naturais a nível mundial. Tema este de fundamental importância no dias atuais e que se tivéssemos dado a devida importância há muitos anos atrás, não estaríamos tão preocupados agora.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS II

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, e atitudes, que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho.

Dentro do modelo de gestão, a palavra competência assume duas instâncias: a competência individual que está ligada aos indivíduos e a competência organizacional que está ligada às estratégias de negócio.

Segundo Fleury e Fleury (2001) a competência organizacional é o conjunto de competências básicas e essenciais. Podendo ser entendida como o conjunto de recursos físicos, financeiros, intangíveis, organizacionais e recursos humanos.

A competência básica é formada por todas as capacidades necessárias à existência da organização, mas que não são suficientes para manter sua posição competitiva no mercado.

As competências essenciais são um grupo de habilidades que permitem às empresas entregar um benefício fundamental aos seus clientes: a capacidade de combinar, misturar e integrar um benefício que a diferencie e garanta uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações.

As competências individuais e as organizacionais possuem uma estreita relação e por isso devem ser trabalhadas juntas para que se alcance o sucesso desejado.

Um bom profissional deve reunir uma série de competências para conseguir atingir objetivos. Dentre estas competências estão a cooperação e confiança mútua, tomada de decisão onde existe a competência, gerenciamento focado em resultado, avaliação de performance contínua e clara, comunicação franca, Informações compartilhadas, trabalhando com emoções e argumentos em situações de conflito, fazer uso de diversas opiniões, argumentos e diferentes culturas, comprometimento com novas idéias, Identificar e destacar méritos, compartilhar e desenvolver parcerias, comprometimento com liderança.

Para a área gerencial podemos citar cinco competências genéricas que são:

Planejamento e organização – O planejamento é feito a fim de atingir objetivos simples e claros. Através do planejamento é possível decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar o objetivo ou meta desejada. A organização é o processo administrativo que objetiva estruturar a empresa, reunindo pessoas e equipamentos, de acordo com o planejamento.

Comunicação – A comunicação, seja ela verbal ou escrita, é uma ferramenta de fundamental importância nas relações humanas. Sem ela é impossível que haja sucesso em qualquer tipo de relacionamento. Para o sucesso de qualquer negócio é fundamental que a comunicação seja atrelada ao planejamento estratégico para assim poder atingir os objetivos.

Capacidade para resolução de problemas – uma empresa é repleta de problemas diversos. Todos os dias surgem muitos problemas e que podem ser resolvidos de várias maneiras. A capacidade de solucionar problemas pode ser considerada uma das competências mais importantes dentro do contexto gerencial, poderá definir o sucesso ou fracasso do negócio.

Iniciativa – esta competência é de fundamental importância, pois propõe uma ação de quem faz primeiro alguma coisa. Tomar a iniciativa de uma medida pode colocar a empresa na frente dos seus concorrentes e pode fazer a diferença na hora de solucionar os diversos problemas que ocorrem no dia a dia de uma organização.

Criatividade – A capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas e reinventar métodos, produtos, formas de trabalha.

2.2 MERCADO DE CAPITAIS

O mercado financeiro interfere positivamente na abertura de franquias, pois muitas vezes o franqueador possui convênio com instituições financeiras no intuito de viabilizar crédito para abertura do negócio. É claro que sempre deve ser avaliado cuidadosamente antes de assumir prestações nesse sentido.

O mais sensato é que o franqueado invista numa franquia que esteja dentro de suas condições financeiras e que já possua recursos para iniciar o negócio e depois, quando a franquia começar a gerar receitas poder realizar as retiradas para cobrir o capital investido por ele mesmo.

Caso esse procedimento não seja possível, pode-se pensar em financiar um valor com juros baixos e prazos estendidos, junto a isso, deve-se calcular e financiar o capital de giro para que a franquia tenha condições de se sustentar por um prazo médio de seis meses até que já esteja estabelecida.

O lucro da organização pode ser investido em fundos de renda fixa, fundos de ações ou ações de grandes empresas, pois possuem risco moderado, uma boa rentabilidade e alta liquidez.

2.3 ESTRATÉGIA DE MARKETING

Comunicação integrada de marketing é em sua essência, o reconhecimento da importância de comunicar a mesma mensagem para os mercados-alvo, o reconhecimento de que todas as variáveis da CIM comunicam algo e que existe uma sobreposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com