TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NO ÂMBITO DA GESTÃO DA LOGÍSTICA

Por:   •  20/10/2015  •  Monografia  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]


SUMÁRIO[pic 17]

1   INTRODUÇÃO        5

2   DESENVOLVIMENTO        6

2.1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA        6

2.1.1 Teoria de Taylor        6

2.1.2 Teoria de Webber        7

2.1.3 Variáveis Macroecômicas        8

2.2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        9

2.2.1  E.R.P. _        10

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE        10

2.4 EMPREENDEDORISMO        11

2.4.1 Empreendedor, Administrador e Intraempreendedor        11

2.4.2 Analise de Mercado e Plano de Marketing        13

2.4.3 Estudo do Mercado        14

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

4 REFERÊNCIAS        17



  1. INTRODUÇÃO[pic 18]

        Este trabalho visa o estudo, bem como a metodologia utilizada, nos Fundamentos Administrativos apontados por Taylor, relacionando organizações contemporâneas, com analise nas questões burocráticas na organização e impactos segundo a visão de Weber. Mostrando uma constante alteração no macroambiente, e destacando as principais variáveis macroeconômicas que afetam o segmento logístico.

            Vou abordar assuntos que irão expressar as Informações nas organizações segundo os teóricos e saberemos qual é a importância de uma aplicação de um ERP nas empresas em funcionamento.

            Apresento uma perspectiva reflexiva sobre: ética e moral na sociedade econômica; como os revezes e distorções sociais permitem que atitudes condenáveis no campo da ética seja aceitável no contexto prático do mercado econômico e político; e o motivo pela qual a sociedade é permissiva diante dessa realidade social.

             A maioria das empresas inicia suas atividades a partir de ações empreendedoras, nas quais pessoas identificam oportunidades e vão em busca de seus sonhos. Abordarei características e diferenças entre empreendedor, administrador e intraempreendedor. Vamos analisar também Análise de Mercado e Plano de Marketing, no intuito de levantar as ações que o intraempreendedor deve seguir para operacionalizar uma futura oportunidade de negócio. O estudo de mercado em regiões identificando as chances de negócio.


  1. DESENVOLVIMENTO[pic 19]

2.1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

         Administração é interpretar objetivos propostos pela empresa e transforma-los em ação empresarial através de PLANEJAMENTOS (Significa definir objetivos e meios para alcançá-los, planejando uma característica básica das empresas em uma função administrativa permanente.), ORGANIZAÇÕES (É como uma construção estrutural de uma empresa.), direção (Significa, usar suas influencia para motivar as pessoas, ou seja, fará com que seus funcionários executem o que foi planejado.), e controle (A verificação e avaliação do plano que já foi executado para que haja correções futuras. O controle avalia o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões.).            

          De todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de sempre alcançar os objetivos. A seguir, vamos ver algumas teorias necessárias na Administração e na Economia.

2.1.1 TEORIA DE TAYLOR

         A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, alcançando a eliminação do desperdício, da desocupação operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. Frederick Winslow Taylor na Administração Científica utilizava quatro princípios muito importantes. Princípio de planejamento, princípio de preparo dos trabalhadores, princípio de controle e princípio da execução.

         Taylor buscava, uma forma de gestão que fizesse com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem abranger os custos de produção da empresa. Ele observou que o sistema de gestão da época continha muitas falhas, entre elas: a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada nas empresas.  

     Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O estudo visava definir uma metodologia que deveria ser seguida por todos os trabalhadores, sem exceção, pregando a padronização do método de trabalho e das ferramentas utilizadas. Instrumento criado para promover a racionalização do trabalho do operário, era a divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação em uma tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com