TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III

Seminário: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – BACHARELADO

III SEMESTRE

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

TEMA: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III

Jequié – Bahia

2012

PROPOSTA DE TRABALHO

Estudo de caso. Sommerhauzer: (a expansão chinesa e a viabilidade de novos negócios no Brasil) que devera ser utilizado, como subsídio para a realização desta atividade.

Vocês deverão apresentar a solução adequada para os problemas propostos a seguir:

Problema 01:

A Empresa Sommerhauzer se expandiu na China e passou a pensar sobre a viabilidade de novos negócios no Brasil. O texto deixou claro que a experiência e o tino empresarial auxiliaram a perceber o momento em iniciar esses novos investimentos. Claro que para isso, fazia-se necessário analisar a conjuntura externa e interna com o intuito de verificar a viabilidade de uma nova organização no contexto do mercado global.

A globalização econômica sem dúvida permite a formação de um mercado muito competitivo no qual muitas vezes algumas empresas não conseguem se manter economicamente.

A Empresa Sommerhauzer passou a estudar sobre as possibilidades legais de se manter uma empresa em dívidas trabalhistas e tributárias, sem iniciar um processo de falência. Encontre a solução mais adequada e a relate detalhadamente.

A recuperação administrativa e judicial de uma empresa tem por objetivo viabilizar a superação de crise econômico-financeira do devedor a fim de permitir a manutenção da fonte produtora do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores promovendo assim a preservação da empresa, sua função social e o estimulo a atividade econômica (Brasil, 2005)

Através do plano de recuperação previsto no art. 50 pode-se impetrar ações tais como:

- Concessão de prazos e condições especiais para pagamentos das obrigações vencidas.

- Cisão, incorporação, fusão ou transformação de sociedade, constituição de subsidiaria integral ou cessão de cotas ou ações.

- Substituição total ou parcial dos administradores do devedor ou modificação de seus órgãos administrativos.

- Aumento de capital social.

- Redução salarial compensação de horários e redução da jornada mediante acordo ou convenção coletiva.

- Venda parcial dos bens.

Na recuperação judicial de micro empresas e empresas de pequeno porte, todos os créditos contraídos até a data de distribuição dos pedidos excetuados o fiduciário arrendador mercante, proprietário ou promitente vendedor de imóvel com cláusula de irrevogabilidade, credor por reserva de domínio, credores por adiantamento de dinheiro e os créditos trabalhistas devem ser pagos em até um ano.

Problema 02:

No estudo de caso da empresa Sommerhauzer, a autora Neusa Santos de Souza afirma que “[...] para se realizar bem a gestão de negócios existem desafios impostos ao gestor, que são bastante amplos. Além de cuidar do desenvolvimento da cultura da empresa e de seus valores, é preciso liderar o processo com criatividade e simultaneamente manter a disciplina através de processos adequados.

Desta forma, identifique no texto aspectos relacionados à experiência e características dos sócios que influenciam o ambiente organizacional e que estão relacionados ao estilo de liderança. Identifique os aspectos que evidenciam a cultura e os valores da empresa.

A liderança é um fenômeno grupal. Assim como nos outros comportamentos, ela não depende somente do individuo. Seu desempenho varia conforme a personalidade, o grupo e seu contexto (MOSCOVICI, 2001)

Um líder é aquele a quem o grupo atribuiu uma posição de responsabilidade para dirigir e coordenar as atividades de uma tarefa. O objetivo do líder é atingir um objetivo do grupo.

No estudo de caso da empresa Sommerhauzer, observa-se que Cléo a esposa do Nilton, durante a graduação apresentou como trabalho da disciplina de Empreendedorismo um pano de negócios para a Sommerhauzer Company – o plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negocio e os passos que devem ser dados para alcançar esses objetivos. O trabalho de Cléo destacava o layout em que se define a distribuição dos diversos setores da empresa. O layout é fator indispensável para incentivar a produtividade, diminuir o desperdício e melhorar a comunicação entre os setores e as pessoas.

Já Nilton Sommerhauzer o marido de Cléo, tem uma longa historia no setor de construção civil. Aos 14 anos já trabalhava com o pai encanador e conseguiu seu primeiro registro na carteira numa loja de material de construção civil. Isso lhe proporcionou o acumulo de experiência no setor, tornando-o um empresário por natureza, arrojado, rápido, possuidor de grande percepção de oportunidades e baixa aversão ao risco.

A cultura organizacional do casal Sommerhauzer passa pelos seguintes itens: inovação, atenção aos detalhes, orientação para as pessoas, agressividade e estabilidade.

Morgan (1996 p. 125) mostra a cultura organizacional como “partilhados, apoiados em várias normas operacionais e rituais. De acordo com esse autor, a cultura organizacional tem influencia decisiva na habilidade da organização em lidar com os desafios encontrados.

Problema 03:

O arquivo anexo apresenta algumas figuras com dados relevantes do estudo de caso em questão. Com base na teoria abordada na disciplina Estatística classifique as seguintes figuras e justifique a sua resposta.

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com