TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ADMISTRAÇÃO III

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS DA ADMISTRAÇÃO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização é fazer uma produção textual integrando as disciplinas deste semestre.

A entrevista de campo com um empresário mostrou-se que o planejamento estratégico é considerado uma ferramenta que permite um processo contínuo de interação da empresa com seu ambiente. O entrevistado mostrou-se acessível, respondendo as perguntas de forma clara e objetiva. Entretanto, fazer todo o trabalho exige um conhecimento prévio do conteúdo programático do semestre. Infelizmente, alguns elementos não foram colocados, como a tabela de custos, devido à falta deste conhecimento. Espero que seja levado em consideração esta falta.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ENTREVISTA.

A entrevista foi realizada com a Sra. Soraya Vieira dos Santos, uma empreendedora que iniciou o seu negócio de Prestação de Serviços vinculada a Caixa Econômica Federal (CEF), ou seja, uma lotérica, que se caracteriza como microempresa. Ela não concluiu a sua graduação em Administração, mas tinha uma base, o que fez com que tomasse a iniciativa de abrir o seu próprio negócio. A ideia surgiu da seguinte forma: a Caixa Econômica é responsável pelas operações dos jogos de loterias desde 1962. Como a cidade de Anadia (Alagoas) não tinha Casa Lotérica viu a chance de um bom negócio. “Não pensei duas vezes, me afiliei a essa grande família que é CEF”, diz ela. Desde então ela, que era uma simples apostadora desses jogos, decidiu fazer parte da concessão de loterias. Foi elaborado todo um estudo pela CEF para a escolha de uma pessoa que tivesse responsabilidade, visão de empreendedora, confiança, entre outras coisas. Quando conseguiu conquistar esse sonho tocou, como disse ela, “o barco pra frente”. Agora, já são onze anos de trabalho e dedicação. O serviço é negocial, oferecendo serviço prestado a população e correspondente bancário.

A empresa conta com duas funcionárias, sendo que as duas tem a mesma função de atendimento ao público, tendo com o apoio de retaguarda o Sócio-Gerente. Inicialmente eram somente a idealizadora e o sócio-gerente. Depois começaram a contratar. São conscientes de que o salário é sobrecarregado. Os encargos devidos à Previdência Social e ao Fundo de Garantia do tempo de serviços, servem de base para cálculos de outras obrigações devidos pelo empregador e o empregado.

O primeiro terminal de atendimento é preferencial, voltado para pessoas portadoras de deficiências, idosos e gestantes. O segundo para os demais serviços, apostas, autenticações, saques, saldos. A legislação que rege a empresa é baseada nas Normas e Diretrizes da CEF. Verifique o organograma da empresa no Quadro 1. A comunicação é direta e as ferramentas são as de padrão exigido através de treinamentos pela CEF. Como estamos sempre em contato com o público tentamos nos comunicar de forma culta, educada para fazer com que o cliente sinta-se o mais a vontade possível. As ferramentas estatísticas para análise de dados que a empresa entrevistada utiliza são metas lançadas através de pesquisas feitas pela CEF, onde é de relevada importância que sejam atingidas. Como a empresa é implantada em um município pequeno as metas tem que ser atingidas, já que existe concorrência. Desta forma, disponibilizam-se de 625 autenticações por dia.

QUADRO 1 - ORGANOGRAMA DA EMPRESA

2.2 COMENTANDO OS RESULTADOS

A humanidade presenciou, particularmente no último século, uma grande e rápida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com