TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS III

Trabalho Universitário: FUNDAMENTOS III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 8

LINDALVA LEITE DA SILVA

RAQUEL VIEIRA

MARIA TELMA DE OLIVEIRA

Trabalho apresentado na disciplina de fundamentos Hist. Metodológicos, ministrada pelo Profº: Fábio Alexandre Barboza dos Santos, tutor presencial do curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância e pela Profª: Ma. A.S. Elaine Cristina Vaez Gomes tutora à distância da Universidade Anhanguera UNIDERP.

Mirante do Paranapanema

2012

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................04

Desenvolvimento................................................................05

Considerações Finais..........................................................09

Referências Bibliográficas...................................................10

INTRODUÇÃO:

Esta atividade visa buscar elementos para o estudo do perfil profissional de Assistência Social e da Construção da metodologia adotada, buscamos detalhar uma ação pautada em debates e encaminhamentos radicalmente comprometidos com o aperfeiçoamento da profissão e da intervenção técnica-política profissionais.

Tendo como pano de fundo as transformações operadas no mundo da produção e no modelo do Estado capitalista, teve por objetivo traçar um perfil do mercado de trabalho dos Assistentes Sociais a partir do conhecimento específico do espaço ocupacional destes profissionais, é possível apontar tendências contemporâneas e questões fundamentais para fortificar a reflexão e as deliberações dos organismos de formação e de representação da categoria. Temos as definições de filantropia e assistencialismo que fazem parte do cotidiano do profissional desta área.

Enfim esta atividade visa contribuir para formar profissionais críticos propositivos que atuam nas expressões da questão social, formulando e implementando projetos, propostas e ações para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais.

Desenvolvimento:

Nos dias de hoje o perfil que o assistente social possui na atualidade é uma soma das experiências que outros profissionais das áreas absorveram ao longo de pouco mais de um século.

Hoje, o assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e às contradições da sociedade capitalista. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, o Serviço Social era completamente influenciado pela doutrina social da Igreja Católica, pode-se perceber que outras correntes influenciaram o processo de profissionalização, cujas bases possuem um forte relacionamento com o monopolista absorvendo os princípios da filantropia que é uma ação orientada a um fim como resposta às necessidades sociais, materiais ou espirituais essa abordagem do exercício profissional em sua dimensão de trabalho concreto, útil. A Divisão Social do Trabalho na medida em que a satisfação e as necessidades sociais se tornam mediada pelo mercado, pela produção, troca e consumo das mercadorias.

O Assistente Social tem enfrentado muitos desafios, tanto no âmbito privado como no público. Há uma busca constante por intervenções que possam responder ás demandas que lhe são apresentadas, num contexto marcado pelo sucateamento das políticas públicas e diante do avanço do capitalismo. O Assistente Social através do seu trabalho nas diversas áreas pode fortalecer a luta emancipatória dos usuários, através de sua escolha teórico-metodológica e ético-política.

A função pedagógica do assistente social em suas diversidades é determinada pelos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais. A dimensão pedagógica do Serviço Social está vinculada à intervenção do assistente social na maneira de agir e de pensar da sociedade e aos elementos políticos e culturais da luta pela hegemonia, visto que está inserido nos processos diferenciados de organização e reorganização da cultura e se materializa, fundamentalmente, por meio dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos nos processos da prática."

A Filantropia é definida como uma ação continua de doar dinheiro ou outros bens a favor de instituições ou pessoas que desenvolvam atividades de grande mérito social. É encarada por muitos uma forma de ajuda e guiar o desenvolvimento e a mudança social, sem recorrer à intervenção estatal, no entanto a Filantropia é também um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega que significa “AMOR A HUMANIDADE”.

O assistencialismo é a ação de pessoas, organizações governamentais e entidades sociais junto às camadas sociais mais desfavorecidas, marginalizadas e carentes, caracterizada pela ajuda momentânea, filantrópica, pontual (doações de alimentos e medicamentos, por exemplo). Tal prática, desprovida de teoria, não é capaz de transformar a realidade social das comunidades mais pobres, pois atende apenas às necessidades individuais e a ajuda é feita por meio de doações. A falta de mudanças estruturais significativas não tira os necessitados da condição de carentes, pois não há elaboração projetos e políticas assistenciais. Um dos problemas suscitados pelo assistencialismo é a conservação da situação de carência das camadas marginalizadas por finalidades político-econômicas, visto que,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com