TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES DE NEGÓCIO

Tese: FUNÇÕES DE NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Tese  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

AS FUNÇÕES EMPRESARIAIS

As funções empresariais são as principais macro-atividades das organizações, elas formam os sistemas organizacionais. Estão presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independentemente do seu tipo de negócio (imobiliária, supermercado, indústria, comércio, serviços, hospital, bancos) de atividade, de objetivo e de tamanho.

As funções empresariais (também chamadas de sub-sistemas) podem apresentar-se de forma diferente de empresa para empresa. Segundo Oliveira (2002) e Rezende (2004), na maioria das organizações, as funções empresariais estão assim estruturadas: (veja a figura 1.4):

− Produção ou Serviços: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado. Pode contemplar os sub-sistemas planejamento e controle de produção ou serviços; engenharia do produto ou serviços; sistemas de qualidade e produtividade; custos de produção ou serviços; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços;

− Comercial ou Marketing: sua função principal é identificar as necessidades do mercado bem como a colocação dos produtos e dos serviços junto aos consumidores. Pode contemplar os sub-sistemas: planejamento e gestão de marketing; clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administração de vendas, contratos e distribuição; exportação; pesquisas e estatísticas;

− Materiais e Logística: é a função relativa aos sub-sistemas de suprimento de matérias, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos nas empresas. Pode contemplar esses módulos: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação;

− Finanças: é a função relativa aos sub-sistemas de planejamento, captação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas e a seguridade nas empresas. Pode contemplar os módulos: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa; orçamentos e administração do capital.

− Recursos Humanos: é a função de planejamento e gestão dos recursos humanos. pode contemplar os sub-sistemas: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benéficos e assistência social; segurança e medicina do trabalho.

− Jurídico Legal: contempla os sub-sistemas contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.

− Administração de Serviços e Gestão empresarial:: é a função relativa aos sub-sistemas de transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio, serviços jurídicos, etc.

− A função gestão empresarial é a função relativa aos sub-sistemas de planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas e gestão de TI. A informática não é uma função organizacional ou um módulo. Esse recurso tecnológico constitui-se numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar as suas relações.

“As funções empresariais não devem ser confundidascom unidades departamentais ou setores da organizaçãoou pessoas que realizam as tarefas, pois algumasorganizações não necessariamente têm todas as funçõesorganizacionais com departamentos equivalentes e com omesmo nome”. (Rezende, 2004, pg. 18

A figura 1.4 também contempla também o nível organizacional e o nível funcional existente na maioria das organizações (Oliveira, 2002).

O nível organizacional é são assim classificado: o nível de estratégico, gerencial, de conhecimento e operacional:

• Nível estratégico ou decisório: neste nível há o predomínio das decisões estratégicas que tratam das ligações entre a organização e o ambiente externo. São definidas as estratégias, as ações e as metas a serem cumpridas. Neste nível, as decisões são denominadas não-estruturadas, ou seja, são aquelas decisões em que não é possível estabelecer de antemão os procedimentos a serem seguidos. Por exemplo, abrir nova filial; aquisição e incorporação de uma empresa concorrente.

• Nível de conhecimento: entre os executivos do alto escalão e a gerência intermediária da empresa, acrescentou-se um nível extra, de suporte às equipes, onde atuam os trabalhadores do conhecimento. Suas principais tarefas incluem gerar novas informações e conhecimentos e integrá-los ao negócio. Atuam como consultores, conselheiros, agentes de mudança por introduzirem novos procedimentos, processos ou tecnologias. Exemplos de profissionais do conhecimento: engenheiros, planejadores, analistas de mercado, finanças, marketing etc.

• Nível gerencial: neste nível ocorre a coordenação das atividades, para que os resultados sejam alcançados, de acordo com as decisões estratégicas estabelecidas. As decisões são semi-estruturadas, ou seja, alguns procedimentos podem ser pré-estabelecidos, mas não o suficiente para a tomada de decisão. Exemplo: atribuição diária de trabalho, produção de acordo com a demanda.

• Nível operacional: neste nível são realizadas as atividades operacionais, que irão afetar a empresa no seu dia-a-dia. Os problemas são mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com