TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fabricação de salsicha

Seminário: Fabricação de salsicha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  Seminário  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

FABRICAÇÃO DE LINGÜIÇA.

Introdução

São considerados embutidos, os produtos elaborados com carnes ou outros tecidos animais comestíveis, curados ou não, tendo como envoltório natural tripas, bexigas ou outras membranas animais ou envoltórios artificiais apropriados. Dependendo da sua composição podem ser simples ou mistos.

A produção de embutidos, a partir de carnes bovinas e suínas, tem como eixo central de sua cadeia produtiva o abastecimento de matérias-primas, cuja produção ainda é dependente da importação de outros estados, principalmente do Centro-Oeste brasileiro.

Os tipos de embutidos encontrados no mercado são: Frescos (lingüiças); Secos (salame, salaminho, mortadela, etc); Cozidos (salsichão, salsichas, chouriço, presunto, apresuntado, etc).

A lingüiça é um tipo de embutido fresco, preparado com carne picada (bovina, suína, ou mistura das duas), toucinho, e condimentos, embutidos em tripas finas naturais, defumado ou não, conservado pela salga.

MERCADO. A fabricação de embutidos é considerada excelente opção dentre as indústrias alimentícias. Entretanto, o mercado é altamente competitivo, haja vista o grande número de fabricantes de produtos similares, todavia a qualidade, o preço, a apresentação, e principalmente o atendimento ao cliente são os principais diferenciadores.

IDENTIFICAÇÃO DA OPORTUNIDADE. A oportunidade de investimento na área de embutidos pode ser identificada pelo crescente consumo desses produtos. Apesar de ser um mercado concorrido com um bom sistema de comercialização, a produção pode ser totalmente absorvida.

RISCOS DO NEGÓCIO.

. Elevado custo das matérias-primas – o ideal é diversificar as fontes de suprimentos, evitando depender de um único fornecedor, principalmente os retalhos.

. Qualidade das matérias-primas – é necessário ter um constante e cuidadoso controle de qualidade no recebimento das matérias-primas não impedindo-se de fazer completa devolução de material recebido em mau estado. É fundamental garantir a imagem da empresa como fabricante de produtos de qualidade.

. Sistema de vendas – deve ser acionado um sistema de vendas capaz de fazer frente à concorrência, o que juntamente com o bom preço, qualidade e apresentação do produto, fará a diferença na hora do cliente decidir pela compra.

. Perdas – um bom conhecimento do manuseio e trato do produto poderá reduzir e até eliminar o risco de perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com