TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: A COCA COLA NO FACEBOOK

Por:   •  2/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Luiz Fernando Santos Chaves

Trabalho da disciplina Marketing,

                                                      Tutor: Prof. Edmilson Jeronimo de Oliveira

Recife

2016

Estudo de Caso :

Marketing

A Coca Cola no Facebook

REFERÊNCIA:

DEIGHTON Jonh; KORNFELD Leora. A Coca-Cola e o Facebook. Estudo de caso Harvard Bussiness School, Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2011.12p.

O presente trabalho trata do gerenciamento de comunicação feito pela Coca-cola Co. no Facebook em 2008, quando uma das mais de 150 páginas de marca (brand pages) criadas na “mídia social” (que são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. (Wikipedia)) teve um número expressivo de seguidores, se tornando a 2ª maior página dessa natureza em todo mundo. E não era administrada pela empresa.

Com o fenômeno Diet Coke e Mentos em 2006, onde os autores Voltz e Grobe postaram o vídeo da reação química entre a “Mentos” e a “Diet Coke” (o gêiseres) e não necessariamente tinham a intenção direta de gerar toda esta polêmica, mas esta ação trousse impactos para as marcas. De um lado a “Mentos” com seus ganhos milionários em publicidade e de ambos os lados as duas marcas saíram perdendo quanto ao aspecto de descaracterização do uso dos produtos que tinham a finalidade do consumo humano por ingestão e não para uso em reações química de entretenimento entre eles.

Agora o real e grandioso aprendizado deste episódio, não apenas para as marcas envolvidas mais principalmente “para todas as organizações”, foi apresentação da força crescente que a “mídia social” possuía e que é de fundamental importância para qualquer organização considerar este item como essencial no planejamento estratégico de marketing. Foi neste período que a estratégia de comunicação predeterminada que a empresa possuía estava se mostrando insuficiente frente ao novo cenário de mídia que se apresentava.

Na época, A evolução das redes sociais criou uma mídia que as pessoas puderam se conectar como indivíduos e empresas, demonstrando seu apoio a determinada marca ou causa por meio de conteúdo multimídia, em boa parte, criado pelos próprios usuários. Neste período, o Twitter foi recém-lançado, o Facebook possuía 10 milhões de membros e o MySpace 100 milhões.

Este estudo de caso, baseado no artigo dos autores John Deighton e Leona Kornfeld (Harvard Businees School, 2011) aborda ainda o florescimento da rede social, em especial das plataformas Facebook e Twitter e as diferentes abordagens de comunicação tomadas pela Starbucks e pela Coca-Cola para se relacionar com seus consumidores.

Em agosto de 2008, Sorg e Jedrzejewski decidiram criar uma página de marca (brand page) no Facebook. Escolheram a Coca-Cola, como mais tarde contaram, porque uma garrafa de Coca estava à mão. Utilizaram o nome, o logotipo e a imagística da empresa sem permissão. Porém, como sua motivação era simplesmente expressar seu genuíno entusiasmo como fãs da marca, não esquentaram a cabeça com aquilo.

A Coca Cola faz hoje (2016) em suas páginas de rede social a aplicação do “marketing de conteúdo”, que consiste basicamente em ações estrategicamente direcionadas (pois é baseada em pesquisa de marketing) que procuram entregar conteúdo relevante e atualizado (com característica de inovação) ao consumidor, desta forma aumentando vendas, intensificando o relacionamento com o mesmo e fortalecendo o posicionando da marca e da empresa. Para amplificar esta estratégia ela também usa a segmentação geográfica onde desta forma consegue manter um contato muito mais próximo e real de seus fãs em caráter mais local. Daí o sucesso das páginas, que hoje ocupam o 6ª lugar mundial de acesso no Facebook com mais de 97 milhões de curtidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com