TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Havard Coca Cola no facebook

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso :

A Coca-Cola no Facebook

REFERÊNCIA:

Os autores desejam mostrar, através deste case, a importância do marketing para a formação de uma marca e conhecimento de produtos, em especial através do marketing digital, pois este tem alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.

Outra grande importância do marketing digital é a interatividade pois além de você conseguir chamar mais a atenção do público, toda vez que ele interage com uma ação de marketing ele também está gerando informações que podem ajudar a empresa a entender melhor seu público-alvo e criar ações cada vez mais eficientes. Pensando nessa interatividade global surge o desafio de uma das marcas mais conhecidas no mundo, a coca-cola, em manter-se no topo mundial abrangendo a relevância local de cada país, estado ou cidade. Dessa maneira, Michael Donnelly, Diretor o Grupo de Marketing Interativo Mundial, liderou uma equipe concentrada nos aspectos de empreendedorismo social, com divisão em mídia paga, possuída, adquirida e compartilhada, em contraste com a mídia de difusão. Para atender as variáveis da mídia, a Coca-Cola contratou alguns dos melhores diretores de criação de agências terceirizadas e levou para sua empresa reduzindo, assim, seu custo com agências de publicidade. Produziram, também, comerciais com a imagem da marca que se tornaram referência.

O processo de integração das empresas à mídia social como estratégia de marketing não foi tão rápido. Em 2007, Mark Zuckerberg, fundador o facebook, introduziu “páginas de marcas” como uma entre três novas ferramentas promocionais. Com o passar dos anos, eles usou como argumento que a mídia social cria oportunidades de geração de demanda para os negociantes. E foi a partir de 2009 que mais empresas começaram a experimentar o Twitter e o Facebook e fizeram ofertas especiais para atrair o público, através de descontos ou outras vantagens para quem as seguissem nas redes sociais. Um exemplo de mídia social muito discutido é o caso Starbucks, que utilizou a mídia social para conseguir ajuda de seus clientes e descobrir soluções para aumentar suas vendas. Usou cupons, ofertas e descontos para que os seguidores curtissem a página da rede no Facebook no intuito de construir relacionamentos com seus consumidores. Postou vídeos contando histórias dos seus produtos e usou promoções nas redes sociais para atrair consumidores.

Atraídos pela tendência de mídia social, em 2008, Dusty Sorg, ator profissional, e Michael Jedrzejewski, roteirista da indústria de entretenimento, decidiram sem mais nem menos criar uma página não oficial no Facebook para a Coca-Cola. Este como ferramenta de mídias sociais possibilita a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. A rede social possibilita a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição, já que esta é feita através da internet. Dessa maneira, os comentários na página não oficial da coca-cola se multiplicavam e chamou a atenção dos diretores da coca-cola e do próprio Facebook que conversaram entre si na busca por uma solução.

Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com