TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Do Livro ''o Principe'' De Maquiavel Por Igor Maia

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Do Livro ''o Principe'' De Maquiavel Por Igor Maia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 8

Esse fichamento tem como objetivo ligar as referências feitas por Maquiavel ao atual ambiente organizacional, mesmo sabendo que suas palavras foram escritas há tanto tempo atrás, em torno de 1513-1516, elas ainda repercutem na nossa realidade atual. O trabalho feito por Maquiavel tem seu principal tema baseado nas ciências políticas, em questões como chegar ao poder e permanecer no poder. Seu livro fora escrito para o príncipe Lorenzo II, aonde seus ensinamentos deixam perplexos os politicamente corretos, pois ensinam o príncipe á agir com o intuito de se prolongar no poder, aonde a ética é esquecida para beneficiar a imagem do príncipe. É preciso também compreender o contexto histórico na qual o livro fora escrito, o mundo estava saindo da época medieval cristã, e entrando na chamada época renascentista

Como os textos do príncipe de Maquiavel se aplicam nas organizações atuais? Como o líder de uma grande empresa deve atuar diante do atual cenário empresarial, aonde tem de administrar acionistas, funcionários, fornecedores e stakeholders em geral? Quem foi Nicolau Maquiavel, como ele conseguiu tamanha sabedoria em marketing, diplomacia e política? Essas perguntas necessitariam de outro trabalho acadêmico para ser respondidas com mais precisão, porem fazer alguns parêntesis nas frases ditas por Maquiavel deixa claro a busca pelo poder. É inegável a capacidade que o livro tem de abrir os olhos do leitor para a malícia dos governantes e de como o povo é volúvel as pretensões dos lideres atuais.

Nicolau Maquiavel foi um homem de varias profissões chegando a atuar como escritor, estadista e filosofo. Mas foi como cientista político que obteve maior notoriedade, sendo considerado o fundador da ciência política moderna. Foi o pioneiro na sistematização da amoralidade inerente á conquista e exercício do poder. Suas idéias exemplificadas no livro ‘’ O príncipe. ’’ levaram até mesmo Napoleão Bonaparte á comentar seu livro. Sem duvida foi um livro de grande importância para a administração, pois fala de temas como competitividade e liderança.

1. ‘‘[...] a dificuldade de se manter Estados herdados cujos súditos são habituados a uma família reinante é muito menor do que a oferecida pelas monarquias novas ’’ (p. 16)

Um importante fator a ser considerado durante um processo de sucessão empresarial e/ou fusão e aquisição para a empresa são as ameaças, aonde a rejeição, o stress/desgaste e o medo podem fazer a empresa perder seus principais talentos, por isso é preciso um planejamento estratégico na área de recursos humanos a fim de evitar a famosa ‘’ radio pirata’’ e o ruído na comunicação da empresa.

2. ‘‘ é natural que seja por estes mais querido; e, se não tem defeitos extraordinários que o tornem odiado, é perfeitamente natural que o povo lhe queira bem: ’’(p. 17)

A liderança na organização cria uma visão do futuro e consiste em direcionar e influenciar o grupo de trabalho em atividades relacionadas à tarefa. Administrar é mais amplo de que a liderança e consiste em planejar, organizar, liderar, motivar e ainda controlar. Quando um líder consegue ser carismático e trazer o foco dos liderados á organização, em busca de atingir o resultado. Assim o líder se diferencia do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa para tal.

3. ‘‘Vivendo longe, o soberano só terá notícia deles quando houverem adquirido proporções irremediáveis. ’’ (p. 21)

Para o bom desempenho da organização o líder precisará implantar métodos de controle da direção e das operações. Os meios de controle da organização são: Liderança, Estabelecer a cultura por meio do desenvolvimento organizacional, estabelecer orçamentos, planos de curto e longo prazo, tomar medidas corretivas quando necessárias, deve haver ainda, controle descentralizado, delegação de poderes, administração por objetivos. Sem esses métodos o administrador corre o risco de ver sua organização ruir. Segundo o processo decisório, a resolução de um problema leva em consideração o processo de identificação de possíveis ações que reduzam o problema, se isto é feito em tempo hábil o administrador terá ferramentas de resolver o problema, porem o controle deverá ser constante.

4. ‘‘quem considerar a França e a Turquia perceberá que seria difícil conquistar esta última, mas que, havendo-a conquistado, seria muito fácil mantê-la. ’’(p. 30)

As diferenças culturais devem ser levadas em consideração pelo administrador, pois a maneira como uma organização funciona num determinado país será diferente de outro. Outro dado importante sobre o tema é o bem estar do funcionário na empresa, uma das conclusões da experiência de Howthorne é que o nível de produção e resultante da integração social e não pela capacidade física ou fisiológica, mas por normas sociais e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina seu nível de competência e eficiência (CHIAVENATO, 2003, p. 105).

5. ‘‘Os que com atos criminosos chegaram ao governo de um estado. [...] Há ainda duas maneiras de se tornar príncipe. [...] Consistem em tornar-se soberano por algum meio vil, ou criminoso, ou pelo favor dos concidadãos’’. (p. 50)

Atualmente enfrentamos muitas questões éticas que se confronta com o sistema capitalista, porem sabemos que a imagem de uma empresa ou de um profissional está intimamente ligada ao seu histórico de ações profissionais. Não sobrevive no mercado atual uma empresa que não tenham uma política ambiental e ética em longo prazo. É possível que uma pessoa deixe de aceitar uma boa proposta de emprego porque tal aceitação implicaria em trabalhar para a indústria bélica ou do tabaco. A ética atualmente é encarada como diferencial competitivo nas organizações.

6. Depois de examinar em pormenores as qualidades dos tipos de Estado de que me propus a tratar e de considerar em parte as razões de sua prosperidade ou ruína, [...] a base principal de todos os Estados, sejam novos, antigos ou mistos, são boas leis e bons exércitos. (p. 67)

É fundamental para qualquer organização que queira prosperar e crescer economicamente, a segurança jurídica proveniente de boas leis, sem esse amparo as organizações não se arriscam em novos mercados. A macroeconomia, que tem seus principais conceitos na inflação, PIB, taxa de desemprego câmbio e moeda, embora não existisse essa palavra na época Maquiavel já citava que era necessárias boas leis para o sucesso do estado e da sociedade.

7. ‘‘

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com