TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças administração

Seminário: Finanças administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  Seminário  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo da administração financeira é a maximização da riqueza dos acionistas de uma organização, sendo esta voltada ou não para lucros, visando também a remuneração do capital dos mesmos sob forma de distribuição de dividendos.

Por muito tempo o objetivo principal da empresa era a maximização do lucro, porém era um objetivo impreciso, pois as ações tomadas para tal poderiam diminuir os lucros futuros. Assim, foi pensado em aumentar o valor da empresa, utilizando para isso, técnicas e práticas de investimentos, financiamentos, gerenciamentos de riscos, de relacionamento com investidores, de pagamento de dividendos, além de adicionarem uma preocupação maior com os resultados apresentados nas demonstrações financeiras, entre outros e o principal responsável por essas atribuições é o administrador financeiro, este pode trabalhar como analista de ações, de crédito e cobrança, gerente de projetos, tesoureiro, controller, coordenador de planejamento e controle financeiro. Além de poder atuar em bancos, corretoras, distribuidoras, Bolsa de Valores e outras inúmeras atividades. Ele é responsável pela saúde econômica e financeira da empresa.

Maximizar riqueza é criar valor, com atividades diretas ou indiretas, aumentando o valor de troca da empresa e isso se dá internamente com recursos que entram na empresa, processados em forma de bens ou serviços vendidos por preços superiores ao seu custo e externamente com uma imagem da empresa junto ao mercado e acionistas apostando no seu valor, conforme exemplo da reportagem “Fundos imobiliários superam os R$ 4 bi e 2013, até maio”. Existem diversas formas de expressar o valor de uma empresa – valor patrimonial contábil, real, líquido, de mercado e de liquidação.

Dependendo do porte da empresa, a estrutura dar-se da seguinte forma: diretoria financeira divida em tesouraria, onde o tesoureiro é responsável pela manutenção do caixa da empresa, pelos recebimentos e pagamentos diários pela liberação de crédito para clientes, pelas negociações com bancos para aquisição de recursos de curto prazo e pelas aplicações dos recursos excedentes no curto prazo e controladoria, onde o controller é responsável pelo acompanhamento e fiscalização das atividades financeiras de curto e de longo prazo, pela contabilidade fiscal e gerencial, aqui incluída a divulgação dos resultados da empresa para acionistas, partes interessadas e governo e o diretor financeiro é quem irá coordenas essas atividades, sendo o principal responsável pelo relacionamento com os acionistas.

As principais funções financeiras estão agrupadas em duas grandes áreas: tesouraria e controladoria e podem ser de curto ou longo prazo, sendo administração do caixa, do crédito e das duplicatas a receber e a pagar, dos estoques e dos financiamentos de curto prazo e orçamento de capital, estrutura de capital e custo de capital de longo prazo. É importante que uma empresa disponha de recursos suficientes para saldar compromissos de curto prazo, como fornecedores, salários, tributos e demais contas e caso não ocorra, a mesma deverá buscar recursos no mercado financeiro por meio de empréstimos.

As empresas podem se organizar sobre diversas formas, individual, pequenas empresas, de simples constituição; sociedade limitada, contrato social estabelecido pelos sócios que define a participação de cada um e sociedade por ações ou sociedade anônimas, são empresas com capital diluído entre milhares e até milhões de acionistas que possuem participação na capital da empresa, por meio de ações.

...

Baixar como  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »