TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Artigos Científicos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do fluxo de caixa se acentua na medida em que a preocupação da área financeira já não se atém aos resultados obtidos por políticas isoladas de vendas, compras, produção, mas abrange um planejamento global (orçamento) no qual as perspectivas da empresa para um determinado período (ano, semestre, trimestre, etc.) são previamente estabelecidas, e a execução do orçamento de caixa é um dos fatores de equilíbrio nesse contexto.

Alguns aspectos de difícil assimilação por boa parte dos empresários de pequeno porte quanto se apresenta o resultado da empresa, como, por exemplo, pode ocorrer casos de empresas que apresentam prejuízos e, no entanto, tem saldo elevado de disponibilidades, ou ainda, empresas com lucros altos e pequeno saldo de caixa. Como explicar estas situações?

Tipos de fluxos de caixa

A demonstração do fluxo de caixa pode ser sob dois aspectos, a saber:

1. Fluxo histórico (ocorridos).

2. Fluxo projetado (a ocorrer).

Apesar de apresentarem a mesma organização, as demonstrações históricas e projetadas diferem em suas finalidades.

O estudo do fluxo de caixa histórico é importante na análise de tendências e pode servir de base para o planejamento dos fluxos futuros.

O fluxo projetado é a planificação das entradas e saídas futuras de dinheiro. Ele possibilita o planejamento das atividades operacionais e investimentos futuros, ao mesmo tempo em que permite planejar a captação de recursos, quando necessários, a custos sustentáveis pela entidade.

Outro aspecto importante a considerar é que por meio da comparação entre o fluxo de caixa projetado e o real, é possível averiguar o motivo das variações ocorridas, ou seja, se ocorreram por falha nas projeções ou por falhar administrativas.

A verificação das causas de variação no fluxo de caixa permite identificar os fatores que conduziram às divergências de valores. Esse procedimento é importante, pois caracteriza-se como um feedbackque gera informações para o processo decisório e para planejamento de curto prazo.

Nem todos os fatos contábeis que ocorreram no dia a dia das atividades empresariais movimentam o caixa. Dessa forma, como estamos tratando da demonstração do fluxo de caixa, que tem como uma de suas finalidades principais evidenciar as entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período de tempo, nos interessam, nesse caso, somente aqueles que alteram o saldo de caixa, quer seja aumentando-o ou diminuindo-o.

Fatos que aumentam o saldo do caixa

A entrada de dinheiro para o caixa da empresa, na maioria das vezes, é decorrente dos seguintes fatores:

a) Recebimentos de vendas à vista;

b) Recebimento de duplicatas;

c) Novos empréstimos e financiamentos obtidos;

d) Ingresso de capital dos sócios ou acionistas;

e) Recebimento de vendas de itens do ativo permanente, etc.

Fatos que diminuem o saldo do caixa

Dentre as diversas transações que diminuem o saldo de caixa da empresa, destacam-se:

a) Pagamento de compras à vista;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com