TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Casos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei apresentar um estudo sobre Fluxo de Caixa, umas das mais importantes ferramentas na administração de uma empresa, no decorrer do desenvolvimento serão apresentados cálculos que irão mostrar a importância desta ferramenta, e de que forma os dados empresariais são usados para terem uma boa administração financeira.

2 DESENVOLVIMENTO

1. Fluxo de Caixa.

Obs.: clique na planilha abaixo.

2. Relatório de Consultoria.

Importância do Fluxo de Caixa:

A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a movimentação dos recursos financeiros da empresa, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária ou acumulada. O resultado acumulado do Fluxo de Caixa, quando negativo, significa o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.

Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

Custo de oportunidade:

Custo de oportunidade é a taxa de retorno sobre a melhor alternativa de investimento que não foi selecionada, significa o retorno que a empresa não aproveitou, ou seja, quando a organização tem duas opções de investimentos, por exemplo: ao investir na opção X o seu retorno será de 5%, mas se a organização investir na opção Y o seu retorno será de 8%, e a organização optar por investir, isto significa que a mesma teve um custo de oportunidade de 3%, ou seja, a diferença de X=5% - Y=8% = 3% de custo de oportunidade.

Este fator também ocorre quando a empresa tem a opção de efetivar uma compra à vista ou financiar nesta ocasião, às vezes nem sempre a melhor opção é a compra a vista, pois, o desconto pode não trazer melhores benefícios que a compra a prazo, se a organização optar pela melhor opção, depois de uma análise criteriosa pode ocorrer o custo de oportunidade.

Orçamento empresarial:

Toda empresa deve possuir um orçamento empresarial, onde o mesmo pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

É um plano financeiro que estabelece de forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano, também podemos dizer que o orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.

Payback descontado:

É parecido com o payback simples, mas antes de calculá-lo, primeiro descontamos seu fluxo de caixa. Reduz os pagamentos futuros pelo seu custo do capital. Este procedimento é feito por que é dinheiro que se vai ganhar no futuro, então, terá menos valor que o dinheiro hoje

Imposto, contribuição e taxa:

É muito comum ocorrer confusão entre o que é imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública.

Imposto – os impostos podem incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamentos de serviços universais (educação e segurança), exemplo:

Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA;

Sobre a renda: IR, ERRF;

Sobre o consumo: IPI, ICMS, PIS, CONFINS, ISSQN

Contribuição – as contribuições estão divididas em dois grupos:

Especial: é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: (INSS, PIS);

Contribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com