TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Monografias: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa maximiza a riqueza dos acionistas uma vez que o administrador financeiro utiliza essa importante ferramenta para controlar rigidamente o caixa da empresa.

A empresa analisa cada setor da empresa e seu desempenho nos meses anteriores. Partindo desse ponto pode estabelecer o fluxo projetado;  onde irá planejar as receitas e despesas que irão acontecer no período planejado.  No fim desse período são comparados os dados atuais e anteriores para avaliar o desempenho da organização.

Custo de Oportunidade

Em termos econômicos, Custo de oportunidade é o termo que refere-se a análise do custo de uma determinada oportunidade renunciada, ou seja, quais benefícios poderiam ser obtidos sobre esse investimento.

Aplica-se no mercado financeiro, ao invés de se comprar matéria para a produção. Se o ganho no mercado financeiro for maior que o da compra da matéria prima, não há que se falar sobre custo de oportunidade. Caso contrário, sim.

Avaliar o custo de oportunidade é fundamental em qualquer operação econômica, ainda mais quando não estão explícitos valores financeiros (como o preços), o que pode levar a uma ilusão de que se obtiveram benefícios sem qualquer custo. 

Orçamento empresarial

Toda empresa deve possuir Orçamento Empresarial pois é ele quem visualiza o futuro da empresa, as previsões de receita, despesas, balanço patrimonial e cash. Com o agitado e oscilante mercado atual não se pode definir os resultados sem ter como base o Orçamento Empresarial.

Payback

O Payback é uma das muitas técnicas de análise investimento onde leva-se em conta o prazo de retorno do investimento e as consequências. Este método visa calcular o nº de períodos ou quanto tempo o investidor irá precisar para recuperar o investimento realizado. Um investimento significa uma saída imediata de dinheiro. Em contrapartida se espera receber fluxos de caixa que visem recuperar essa saída. O PayBack calcula quanto tempo isso irá demorar.

Tributos

Impostos são tributos sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) arrecadados pelos governos (federal, estadual e municipal) com finalidades específicas para financiar condições dignas dos serviços mais básicos de direito do governo, como a educação, saúde, transporte público, e etc. O valor cobrado dos Impostos incide sobre o patrimônio (IPTU, IPVA), renda (IR, IRRF) ou consumo (IPI, ICMS, PIS, COFINS, ISSQN) para financiamento desses serviços universais.

A contribuição se divide em Contribuição Especial, que trata-se de um tributo cujo resultado da arrecadação se destina ao financiamento de programas que impliquem no domínio econômico, da seguridade social ou atendimento de interesses de classes profissionais ou categorias de pessoas que sejam auxiliadas por benefícios econômicos ou assistências; Contribuição de Melhorias cuja finalidade atende às necessidades do serviço ou à atividade estatal.

Taxa é a cobrança que a administração faz em troca de algum serviço público. Nesse caso, há um destino específico para a aplicação do dinheiro. Diferentemente do imposto, a taxa não possui uma base de cálculo e seu valor depende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com