TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo De Caixa

Artigos Científicos: Fluxo De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  5.754 Palavras (24 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 24

Estratégias em organizações

Fluxo de caixa como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão: um estudo realizado em microempresas

Cash flow as an instrument of managerial control for decision making: a study conducted in small business

AUTORES

EVERALDO LEONEL DE OLIVEIRA

Universidade Regional de Blumenau

everaldoleonel@hotmail.com

GISELI SPESSATTO

Fundação Unioversidade Regional de Blumenau

difratelli@gegnet.com.br

JORGE RIBEIRO DE TOLEDO FILHO

Universidade Regional de Blumenau-FURB

jtoledo@usp.br

Resumo

No cenário de competição acirrada, muitos empresários, por desconhecerem técnicas e processos de gestão financeira, não conseguem administrar satisfatoriamente suas empresas e acabam comprometendo a continuidade do empreendimento. Este artigo aborda a utilização do fluxo de caixa como importante instrumento de acompanhamento na gestão das microempresas. Assim, tem como objetivo evidenciar as técnicas administrativas de acompanhamento, avaliação e controle do fluxo de caixa, que as microempresas adotam como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão. Para isso, utilizou-se da pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de questionário estruturado, respondido por 135 gestores de microempresas. Os resultados obtidos demonstram a realidade dos microempresários com relação à utilização do fluxo de caixa, evidenciando que, embora conhecido pela maioria, há um grande número de administradores que não têm o instrumento implantado na empresa, desconhecendo o processo de administração e manutenção dos recursos financeiros. Apesar de sua importância para a gestão, alguns administradores pesquisados não valorizam o fluxo de caixa como um instrumento de controle gerencial.

Abstract

In the scenario of fierce competition, many entrepreneurs, by unknown techniques and procedures for financial management can not satisfactorily manage their business, compromising the continuity of the company. This article discusses the use of cash flow as an important instrument for monitoring the management of small business. Thus, it aims to show the administrative techniques of monitoring, evaluation and control of cash flow, that small business adopt as an instrument of managerial control for decision making. For that, it was used the descriptive research with quantitative approach, through structured questionnaire,

2

answered by 135 entrepreneurs. The results demonstrate the reality of small business entrepreneurs on using the cash flow, showing that, although known by most of them, there are a significant number of administrators that doesn´t have the casf flow deployed in the company, unknowing the process of administration and maintenance of financial resources. Despite of its importance to management, some managers interviewed do not value the cash flow as an instrument of managerial control.

Palavras-chave: Fluxo de caixa. Controle gerencial. Tomada de decisão.

Keywords: Cash flow. Managerial control. Decison making.

3

1 INTRODUÇÃO

No contexto geral do mercado, a competitividade está se tornando cada vez mais, um fator limitante à sobrevivência das microempresas, principalmente no que diz respeito aos aspectos financeiros. Nesse cenário, encontram-se gestores que desconhecem técnicas e processos de gestão financeira, comprometendo, assim, a continuidade do empreendimento.

Assim, recorre-se às palavras de Drucker, que já enfatizava há mais de uma década, que “uma empresa pode operar sem lucros por muitos anos, desde que tenha um fluxo de caixa adequado. A recíproca não é verdadeira. Na verdade, um aperto na liquidez costuma ser mais prejudicial que um aperto nos lucros” (DRUCKER,1992, apud CAMPOS FILHO, 1999, p. 47).

Em relação às condições atuais do mercado, muito mais competitivo, para que uma empresa possa sobreviver e garantir sua continuidade faz-se necessário avaliar sempre a melhor alternativa dos custos e investimentos, aliando-os, às condições do seu fluxo de caixa, tanto no presente como no futuro, para que a mesma não venha a ter como resultado de suas operações apenas prejuízos e dívidas impagáveis.

Nesse sentido, de acordo com Barbieri (1995, p. 17), o fluxo de caixa financeiro tem como “objetivo principal fornecer informações relevantes sobre os recebimentos e pagamentos de caixa da empresa, durante certo período, propiciando informações relevantes sobre as movimentações de entradas e saídas de caixa neste período”.

Este estudo está focado na administração do fluxo de caixa e nos administradores financeiros da empresa, quanto à implantação, manutenção e controle deste instrumento de apoio a decisões no processo de gestão.

Assim, a questão-problema que norteia este trabalho é: como os gestores das microempresas utilizam o fluxo de caixa como instrumento de acompanhamento, avaliação e controle gerencial no processo de tomada de decisão?

Procurando responder à questão-problema, o objetivo desta pesquisa é evidenciar as técnicas administrativas de acompanhamento, avaliação e controle do fluxo de caixa, que as microempresas adotam como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão.

O estudo justifica-se pelo fato do segmento das microempresas ser extremamente significativo no processo de redução das disparidades sociais existentes no Brasil.

A classificação desta pesquisa está baseada em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos utilizados. Assim, a tipologia da pesquisa, quanto aos objetivos, é classificada como descritiva e quanto aos procedimentos como levantamento com abordagem quantitativa, tendo como instrumento questionário estruturado, que foi direcionado aos administradores financeiros de microempresas da região central da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná.

Este artigo está estruturado, a partir dessa introdução, pelo referencial teórico, procedimentos metodológicos e análise dos dados obtidos na pesquisa. Por fim, são apresentadas as conclusões e recomendações para novos estudos.

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com