TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes de Financiamento para o terceiro setor

Tese: Fontes de Financiamento para o terceiro setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

UNIDADE 4

Fontes de Financiamento para o terceiro setor

Tem-se observado, nos últimos anos, um crescimento acentuado na procura de associações civis ONGs ou pessoas interessadas na criação de uma instituição civil sem fins lucrativos com os mais variados objetivos e objetos sociais, inclusive alguns nem tão "sociais" assim. No entanto, observamos também, em muitos casos, a inviabilidade da concretização desses projetos, tendo em vista que são dependentes de financiamentos ou patrocinadores/investidores.A boa notícia é que tais dificuldades podem ser amenizadas. Através dos Fundos de Investimentos em Negócios Sociais, as entidades empresariais e institucionais voltadas para atendimento em empreendimentos nas áreas realmente carentes, como moradia popular, educação básica, abastecimento de água em áreas rurais, saúde na maternidade e serviços financeiros, poderão contar com recursos destes fundos para financiamento de seus projetos, que estão sendo chamados de Investimentos de Impacto (...) Outra forma de alavancagem financeira das ONGs pode se dar através de Empréstimos Sociais, que são fundos criados e geridos com objetivo, entre outros, de empréstimos (nos mesmos moldes do mercado financeiro), porém com taxas de juros atrativas em conformidade com o impacto social do projeto. Os valores dessas operações podem variar de R$ 100 a R$ 400 mil reais e taxas de juros de 1% ao mês. (...) Assim, podemos concluir que não será por falta de fonte de alavancagem financeira e operacional que as instituições e/ou empreendedores sociais que tenham bons projetos deixarão de prosperar. Porém, é fundamental para sua implementação, conforme já enfatizado, contar com uma gestão séria e profissional. Sem a participação de profissionais da área contábil, financeira e jurídica, fica praticamente inviabilizado o planejamento do projeto.

ONOFRIO, Robertto. Fontes de Financiamento para o terceiro setor. 10.ago.2011. Disponível em: (http://www.administradores.com.br/infor ... tor/47017/).

O texto aborda as fontes de financiamento para as ONGs e relaciona estas fontes com a alavancagem financeira, conceito discutido nesta unidade de aula. Com relação à alavancagem financeira podemos afirmar que:

I. Há existência de despesas financeiras.

II. A soma dos custos fixos e financeiros.

III. As despesas financeiras não dependem diretamente do volume de vendas.

IV. Resulta da existência de custos operacionais.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

As sentenças I e III são verdadeiras.

Resposta Correta: b.

As sentenças I e III são verdadeiras.

Feedback da resposta: A alavancagem financeira resulta da existência de despesas financeiras. As despesas financeiras não dependem diretamente do volume de vendas e produção, mas sim, do volume de empréstimos e financiamentos e da taxa de juros. Com isso, as despesas financeiras classificam-se como custos/despesas fixos e com tal, podem provocar efeitos de alavancagem, que é o produto do recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com