TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Fusion

Seminário: Formas de Fusion. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Formas de Fusão

A Fusão de empresas é uma operação de ordem financeira e jurídica que une duas ou mais companhias, de mesmo segmento jurídico ou diferente, formando uma nova e única grande empresa, que as sucede em direitos e obrigações. Na fusão de empresas o controle administrativo fica ao encargo da empresa que se apresentar maior ou da mais próspera delas. Esse tipo de associação permite reduções de custos, mas pode levar a práticas restritivas ou monopolistas no mercado.

Existem dois tipos de fusão de empresas, são elas: fusão incorporação e fusão concentração. E dentro desses tipos existem ainda três formas, que são: fusão vertical, fusão horizontal e fusão de conglomerados.

Objetivo geral

Os Fatores determinantes para que haja fusão de empresas apontados como vantajosos, são:

• Racionalizar a produção e ampliar o mercado para exportação;

• Adotar os progressos tecnológicos;

• Reorganizar as estruturas econômicas empresariais;

• Evitar a concorrência (não é raro verificarmos muitas fusões que tenham esse objetivo disfarçado).

Desenvolvimento

Tipos de fusão

De acordo com o Código das Sociedades Comerciais uma fusão consiste na reunião numa só de duas ou mais sociedades. A fusão pode realizar-se por dois meios distintos:

• Fusão - Incorporação – acontece através da transferência global do patrimônio de uma ou mais sociedades para outra que se designa sociedade incorporante. A sociedade incorporante entrega por contrapartida aos sócios ou acionistas das empresas incorporadas, cotas ou ações representativas do seu capital social, na base do valor atribuído durante as negociações ao patrimônio das empresas alvo, em relação ao valor da incorporante.

Fusão – Incorporação A + B = A

• Fusão-Concentração - mediante a constituição de uma nova sociedade para a qual se transferem os patrimônios das empresas fundidas, e se atribuem aos sócios e acionistas da nova empresa as respectivas partes de capital em função do valor atribuído durante as negociações a cada uma das empresas a serem fundidas na nova sociedade. Além das partes de capital, podem ser atribuídas aos sócios das empresas incorporadas ou fundidas quantias em dinheiro que não podem exceder 10%.

Fusão – Concentração A + B = C

Formas de fusão

* Fusão horizontal * Fusão vertical * Fusão por conglomerados

• Fusão Horizontal - Torna-se horizontal quando há fusão entre empresas que desenvolvem atividades similares (mesmo tipo de bem ou serviço).

Assim, em uma fusão horizontal, as empresas que se fundem operam no mesmo tipo de negócio, sendo competidoras uma da outra. A fusão neste caso geralmente visa buscar uma redução de custos e um aumento da eficiência operacional através da obtenção de economias de escala. A fusão da Chrysler com a American Motors foi um exemplo. Este tipo de fusão costuma ser regulado pelo governo porque reduz a competição em uma dada indústria, podendo levar à criação de um monopólio ou cartel.

Objetivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com