TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelances. Mercado de TI

Tese: Freelances. Mercado de TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

A relação das pessoas com o trabalho, esta mudando década após década, Estamos vivendo um grande momento tecnológico no mundo, hoje tecnologia faz parte efetivamente da vida das pessoas, onde pessoas tem um “mundo online” na palma da mão, e também, por isso, proximidade com seu trabalho, trabalho que nos dias atuais, mudou-se o conceito. Como o conceito de trabalho freelances; Mercado esse que esta aquecida no Brasil, “O mercado está bastante aquecido, ainda mais agora com a atual crise econômica e a incerteza da estabilidade no emprego, além da necessidade de complementação de renda. Do outro lado, as altas cargas tributárias fazem com que as empresas que precisam de profissionais qualificados possam encontrar, no freelances, a solução ideal para realizar projetos específicos, que durem poucos dias ou meses, sem ter que onerar ainda mais sua folha de pagamento.”, Ou seja, Freelancer é uma realidade, não só no mundo de TI como em muitas áreas, facilitado e muito pela tecnologia. Evidenciando-se assim um aumento na demanda por tecnologia de toda a população em geral, fazendo aumentar a necessidade por faltam profissionais e sobram oportunidades em TI [...] Mercado brasileiro de tecnologia da informação cresce à taxa de 10% ao ano e procura por trabalhadores qualificados para seguir em ascensão.

Sendo assim, podemos concluir que, o mercado de TI esta em alta, e que a demanda por profissionais qualificados existe, demanda essa que não se refere especificamente área de TI, como em muitas outras áreas.

Qual a diferença entre Emprego e Trabalho é apenas uma atividade a ser desempenhada, não há vínculos entre o empregado e o empregador. Você presta um serviço em um dia, recebe por ele e acabou a conversa. Emprego vai muito mais além desta relação. Ocorre quando há vínculo entre quem está oferecendo vagas de emprego e quem está à procura delas. Aí temos um contrato de prestação de serviço, deveres e diretos bem definidos, benefícios assegurados por lei.

O emprego se configurou ao longo do tempo como relação estável, porque existe um contrato com vínculo, carteira assinada e sendo assim, instaura-se uma condição de conforto pelos benefícios do FGTS, 13º salário, férias e outros tantos; mas, por outro lado, também temos muitas outras obrigações, pouco agradáveis como bater cartão, submeter-se à subordinação e muitas vezes cumprir ordens e regras rígidas.

Com o passar dos tempos, o tão sonhado e confortável emprego veio sofrendo fortes alterações, em que as condições de estabilidade até então oferecidas foram perdendo forças, resultado da globalização e dos próprios adventos tecnológicos, os quais acirraram a competitividade, eliminando postos, níveis hierárquicos e deixando milhões de pessoas desempregadas, em grande parte do nosso planeta.

Hoje, as organizações não estão mais dispostas a manter o custo de um corpo permanente de empregados para realizar grande parte dos serviços de que necessitam muitas nem têm condições de fazer isso. Vários desses trabalhos, já nem precisam ser realizados continuamente. Nesses casos, a organização não precisa de empregados, mas sim de prestadores eventuais de tais tarefas.

Com o passar dos tempos, vemos cada vez mais a substituição gradual do emprego fixo, de longa duração e em tempo integral por outras formas de prestação de serviços como: o trabalho autônomo, o trabalho por meio de cooperativa, da terceirização dos serviços, o trabalho temporário, o trabalho em tempo parcial, o trabalho por projeto, etc.

Porém, é importante deixar registrado que, enquanto o emprego diminui, a possibilidade de trabalho aumenta vertiginosamente. E é nesse contexto que surge a figura do empreendedor. Nesse sentido, no mundo do trabalho o profissional terá que se tornar o administrador de sua própria carreira, sendo responsável pelos seus ganhos e perdas.

2 DESENVOLVIMENTO

01-Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa contratação responda; Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organização burocráticas?

Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados. Na teoria da Burocracia, definida por Max Weber, teve como origem à necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações.

Weber define a Burocracia como um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Freelancer, também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedecem apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.

02-Considerando como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestões “diferentes” e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos deixando claro onde estão as diferenças.

Observando essa flexibilidade, adaptação para extrair os resultados dos colaboradores, poderia ser aplicado a teoria cientifica. Porque e a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com