TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcionamento Do Sistema Financeiro

Trabalho Escolar: Funcionamento Do Sistema Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Funcionamento do Sistema Financeiro

A “ferramenta” no mundo globalizado em que vivemos que faz o indivíduo alcançar um patamar onde se tem várias regalias é conhecida como “dinheiro”, e quanto mais se tem, mais poder aquisitivo se tem. Pois é, como falar de finanças e não se lembrar no ato de DINHEIRO? Afinal, é isso que movimenta a economia, podendo trazer a quem o possui a compra de títulos, bens materiais, e tantos outros benefícios.

Cada país tem sua forma de movimentar o sistema financeiro, para que não haja perda e sim ganhos em relação a esse sistema. No Brasil, é chamado de Sistema Financeiro Nacional, com a função de controlar todas as instituições que são ligadas às atividades econômicas dentro do país. Existem grupos dentro desse sistema, e dentro desses grupos, membros determinados cada um para sua função. Dentro os grupos, o de maior importância é o Conselho Monetário Nacional, agindo nas tomadas de decisões para que a economia nacional continue controlada, e dentro desse Conselho, o integrante de maior foco é o Banco Central do Brasil, que claramente, é o responsável pela produção do “dinheiro” circulante no Brasil.

Assim, como qualquer sistema, o financeiro já sofreu várias mudanças para melhorar o mercado, um exemplo muito comum foram as moedas, que já mudou várias vezes e hoje leva o nome de “Real”. Quando se modifica algo tão grandioso dentro do sistema financeiro, é provável causar muitos impactos e mudanças, no caso a alteração para a moeda “Real” foi algo muito positivo pro país, já que a inflação estava corroendo o mercado financeiro, no entanto, o chamado plano real (mudança da moeda nacional) conseguiu acalmar a inflação normalizando os preços do comércio interno, trazendo um resultado positivo e rápido para a economia nacional.

Para se manter economicamente estável, o país tem se controlado em relação a inflação, para isso utilizam das taxas de juros, alterando quando necessário, seja capaz de aumentá-las (desaquecendo o mercado financeiro) ou diminuí-las (aquecendo-o).

Enfim, o Sistema Financeiro tem como finalidade o acompanhamento e a coordenação de todas as atividades financeiras que acontecem no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com