TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funcoes Administrativas

Trabalho Universitário: Funcoes Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 3

Funções Administrativas:

as funções da administração teve como seu precursor Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925. Ele fundou as teorias clássicas da administração que conhecemos e que foram aperfeiçoadas nos últimos anos. As funções administrativas são aquelas que coordenam as demais funções da empresa.

Elementos da função administrativa:

• Planejar – Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. “Visualiza o futuro e traça o programa de ação”.(CHIAVENATO, 2004).

• Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. “Montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento” (MAXIMINIANO, 2005).

• Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos. “Toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade” (FAYOL, 1989).

• Coordenar/dirigir - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda

a empresa, almejando as metas traçadas. “Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço” (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).

• Controlar - é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas. “Verificar-se se tudo ocorre de acordo com as regras e as ordens” (CHIAVENATO, 2004).

Segundo Fayol, essas cinco funções administrativas conduzem a uma administração eficaz das atividades da organização. Mas, com o passar do tempo, as funções Comando e Coordenação formaram uma só função… a de Direção. Então as funções de POCCC passaram para PODC que é acrônimo de Planejar, Organizar, Dirigir e Controla.

A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças nos últimos 100 anos: Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foram mudando para se adaptar a uma nova realidade administrativa.

Atualmente ainda se faz importante a analise das funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações. A sua atuação terá impacto fundamental no resultado das empresas.

a empresa, almejando as metas traçadas. “Reunir, unificar, dirigir, orientar e harmonizar toda atividade e esforço” (MAXIMINIANO, 2004) - (CHIAVENATO, 2004).

• Controlar - é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com