TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Funções Administrativas

Trabalho Escolar: Conceitos De Funções Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 15

Estética de massa, Tecnologia das imagens e Ficção brasileira

(Segundo Capítulo de "As aparições do deus Dionísio na Idade Midia")

Cláudio Cardoso de Paiva, Universidade Federal da Paraíba

1. A Telenovela como Narrativa Pós-Moderna

Tornou-se lugar comum apresentar o Brasil através do samba, futebol e carnaval; o país é conhecido também pelo sabor da cachaça e culinária, magia do candoblé, natureza exuberante e miscigenação. A combinação destes ingredientes concede forma e qualidade à música, às artes plásticas, à literatura e ao cinema. Contudo, os pesquisadores apressados em definir uma identidade da cultura brasileira, insistem em pensar o Brasil nos termos de uma totalidade, o que dificilmente se sustentaria hoje. A visão folclórica dos brasilianistas, o olhar pessimista de alguns estudos tradicionais ou ainda as sínteses que tentaram enquadrar a realidade social nos termos de uma totalidade (econômica, política, histórica) constituem um enfoque distante do país. A realidade brasileira é sobretudo plural, exprime sempre um complexo de diferentes contradições, reflexos de colonização, modos de resistência e formas distintas de carnavalização do cotidiano. Na época da mundialização, as culturas locais instigam uma reflexão sobre a experiência cultural por outros prismas.

No interior do processo de globalização, a ficção brasileira permanece como produto típico de uma cultura no plural, que afirma sua particularidade no mercado internacional da ficção. Há quase trinta anos a telenovela se consolidou como um gênero no Brasil. Este produto considerado anteriormente como uma pobreza da cultura de massa, antes poluição do que oxigênio na ambiência cultural, revela-se doravante como um produto de qualidade e enfrenta os enlatados que inflacionam o mercado internacional. É pertinente lembrar, os seriados americanos jamais bateram recordes de audiência no Brasil, durante o chamado horário nobre.

As telenovelas são importantes também porque as melhores produções do gênero puderam suprir uma carência junto ao público médio brasileiro; note-se, por exemplo, que o livro, o cinema, o vídeo, os computadores e as parabólicas ainda são produtos caros e pouco acessíveis à população. Convém lembrar que a ficção televisual participa da difusão de obras literárias e cinematográficas essenciais na história da cultura.

Em suma, há alguns anos o Brasil se tornou conhecido no mundo inteiro pela ficção que produz. Este é um dado recente no que respeita à imagem do Brasil dentro e fora do território nacional. A audiência extraordinária das telenovelas brasileiras na China, em Portugal ou na Rússia é relevante no intercâmbio cultural entre estes diferentes países.

As telenovelas conquistaram o mercado internacional, principalmente porque o gênero ultrapassou a simples produção de imagens exóticas. A telenovela, como uma modulação da grande arte, pode ao mesmo tempo, acariciar e ferir, chocar e fazer sonhar, informar ou roubar a atenção pelo expediente da surpresa. A telenovela é uma narrativa pós-moderna que agrega os diversos gêneros de discursos no tempo e no espaço.

À diferença dos melodramas dos anos 50/60, as telenovelas hoje conseguem propor um repertório mais consistente às diversas camadas do grande público. Desde a exibição de O Direito de Nascer (1964) até Terra Nostra (1999/2000) as tecnologias audiovisuais se desenvolveram elaborando um produto de qualidade. Ao invés de reproduzir os modelos de Hollywood e o estilo de vida americano, a ficção do Brasil tem sido original na absorção das tensões e contradições da vida social, transformando-as em matéria poética. Produtos como "Gabriela, Cravo e Canela", "Roque Santeiro" ou "Chiquinha Gonzaga" são formas estéticas que revelam aspectos importantes da vida brasileira.

Algumas telenovelas realizadas pela Rede Manchete, tais como Carmem, Qorpo Santo, kananga do Japão ou Xica da Silva, por exemplo, abalaram o monopólio da Rede Globo apresentando trabalhos de qualidade. A telenovela participa das decisões públicas como um processo de eleição política (Eu Prometo) ou deposição de um Presidente da República (Anos Rebeldes); é capaz de absorver e difundir manifestações populares (Quem ama não mata) ou estimular a indiferença geral à política (Que rei sou eu?); pode igualmente interferir no cotidiano durante a exibição dos chamados "momentos decisivos". A telenovela pode derrapar na maneira como apresenta a dimensão política: a figuração dos parlamentares nas cenas de ficção ou a simulação do Movimento dos Sem Terra (O Rei do Gado) permitem leituras controversas. Todavia, as expressões do poder e potência das massas aparecem surpreendentemente em diversos registros da ficção.

Desprezadas anteriormente pela academia, que as considerava um simples divertimento, canal de alienação ou distante da vida inteligente, as telenovelas se tornaram uma importante fonte de reflexão. Após quarenta anos de difusão, este gênero atingiu um estatuto diferente, o que nos instiga a retomá-lo seriamente, também como pretexto para repensar o imaginário social brasileiro. A telenovela é um objeto de fruição estética das massas, que nos situa no foco dos debates sobre arte, técnica, comunicação e sociedade.

As telenovelas Beto Rockfeller, Bandeira 2 ou Cambalacho são apropriações de estilos e linguagens sociais que a televisão absorveu, transformou e devolveu à sociedade, sob a forma de sátira inteligente. A qualidade das telenovelas e minisséries brasileiras reside igualmente na participação de dramaturgos que, projetando as diferenças do Brasil no imenso território nacional, definiram novas formas de olhar o país, a sua cultura, a parte trágica e a parte de felicidade do social.

A ficção brasileira soube assimilar o repertório das camadas populares e produzir uma cultura local que interage no conjunto multiforme da cultura brasileira. Utilizando a qualidade técnica da mídia eletrônica e os melhores recursos humanos no domínio da dramaturgia, por meio de um processo de racionalização das imagens do social, atingiu a perfeição de um produto cultural que seduz o público do Brasil e do estrangeiro.

No Brasil, o campo da experiência simbólica realizada usualmente pelo cinema, enquanto arte tecnológica, é preenchido, em grande parte, pela televisão. As celebridades, amadas pelo público, pertencem antes à cena televisual que ao teatro ou cinema; isto resulta numa relação muito próxima entre o público e a televisão. Os telespectadores podem contemplar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com