TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de MKT

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING

QUESTÕES

  1. ANALISE A SITUAÇÃO E FAÇA UM BREVE DIAGNÓSTICO DA INDÚSTRIA.
  2. RELATE QUAL FOI A SEGMENTAÇÃO, POSICIONAMENTO E O ESTÁGIO DESTE PRODUTO NO CICLO DE VIDA DO PRODUTO.

                                               SALVADOR, 21 DE MARÇO DE 2015.

                 

  As indústrias “Pé de chinelo” são fabricantes de chinelos de borracha desde 2010, um dos pontos fortes da empresa foi adotar um novo modelo de sandália. Uma sandália customizada, em que o cliente pode solicitar na hora da compra a montagem do chinelo com adereços que desejar. Foi à forma que a equipe de marketing pensou em despertar o desejo, pois tem grandes concorrentes que estão sempre inovando. Mas a empresa possui muitos pontos fracos; é localizada numa região semiárida, não possui mão de obra satisfatória, existe uma ONG que produz chinelos utilizando sisal e escamas de peixe, além de tudo surgiu mais um problema a falta de água.

                    No macroambiente existem vários fatores que influenciam a organização indiretamente: Econômico, tecnológico, politico e sociocultural.                   Já no microambiente nós abordaremos os fatores que estão relacionados diretamente com a organização. Os clientes da empresa, os fornecedores e os concorrentes. Segundo Kotler, 1998, “uma empresa é constituída por fatores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir.”.                                                                                                      

                   É necessário que a empresa realize pesquisas para viabilizar a produção dessas sandálias, determinar que público deseja atingir, qual a mão de obra necessária, qual a matéria a ser utilizada, e o principal, os custos para garantir a produção.

                    A empresa precisa manter uma responsabilidade social em ações acompanhadas por uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, éticas e valores na relação com seus parceiros internos e externos. Ter uma preocupação constante com a sustentabilidade, desenvolvendo uma gestão sustentável para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. Ter uma atitude voltada para o consumo controlado de água, evitando desperdícios, adotando medidas de reutilização desses recursos já tão escassa na localidade onde a fabrica se encontra.    

                     Com as estratégias já definidas, deve-se elaborar planos de ação, com as atividades necessárias para por em prática tais decisões, considerando todas as análises de ambiente externo e interno, a responsabilidade social da empresa e os valores dos dirigentes. A empresa deve antecipar mecanismo que permitam controlar as ações necessárias a implementação da estratégia e possíveis mudanças nos fatores-críticos de sucesso que venham influenciar o interesse da aplicação da estratégia escolhida. Esses mecanismos servirão para detectar, mais rapidamente possíveis desvios entre os objetivos traçados e os alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com