TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de MKT

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

As indústrias “Pé de chinelo” são fabricantes de chinelos de borracha desde 2010, um dos pontos fortes da empresa foi adotar um novo modelo de sandália. Uma sandália customizada, em que o cliente pode solicitar na hora da compra a montagem do chinelo com adereços que desejar. Foi à forma que a equipe de marketing pensou em despertar o desejo, pois tem grandes concorrentes que estão sempre inovando. Mas a empresa possui muitos pontos fracos; é localizada numa região semiárida, não possui mão de obra satisfatória, existe uma ONG que produz chinelos utilizando sisal e escamas de peixe, além de tudo surgiu mais um problema a falta de água.

No macroambiente existem vários fatores que influenciam a organização indiretamente: Econômico, tecnológico, politico e sociocultural. Já no microambiente nós abordaremos os fatores que estão relacionados diretamente com a organização. Os clientes da empresa, os fornecedores e os concorrentes. Segundo Kotler, 1998, “uma empresa é constituída por fatores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem sucedidas com os consumidores que pretende atingir.”.

É necessário que a empresa realize pesquisas para viabilizar a produção dessas sandálias, determinar que público deseja atingir, qual a mão de obra necessária, qual a matéria a ser utilizada, e o principal, os custos para garantir a produção.

A empresa precisa manter uma responsabilidade social em ações acompanhadas por uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, éticas e valores na relação com seus parceiros internos e externos. Ter uma preocupação constante com a sustentabilidade, desenvolvendo uma gestão sustentável para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. Ter uma atitude voltada para o consumo controlado de água, evitando desperdícios, adotando medidas de reutilização desses recursos já tão escassa na localidade onde a fabrica se encontra.

Com as estratégias já definidas, deve-se elaborar planos de ação, com as atividades necessárias para por em prática tais decisões, considerando todas as análises de ambiente externo e interno, a responsabilidade social da empresa e os valores dos dirigentes. A empresa deve antecipar mecanismo que permitam controlar as ações necessárias a implementação da estratégia e possíveis mudanças nos fatores-críticos de sucesso que venham influenciar o interesse da aplicação da estratégia escolhida. Esses mecanismos servirão para detectar, mais rapidamente possíveis desvios entre os objetivos traçados e os alcançados.

A empresa “Pé de Chinelo” deverá também investir em ampla divulgação do produto para atrair, sensibilizar e conquistar consumidores visando a solidificação do produto no mercado, visto que se trata de um produto inovador e diferenciado da concorrência. Deverá ser mantida uma política de análise periódica de satisfação e opinião do consumidor sobre as sandálias produzidas para que a qualidade seja sempre o foco primaz e acima de tudo um produto sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com