TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundos De Investimento

Trabalho Universitário: Fundos De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

FEAD VIRTUAL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

Curso Superior a Distância

fundos de investimentos

Três Corações

2014

FEAD VIRTUAL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

Curso Superior a Distância

Nome: José Maria Santana Júnior(435617)

Nome: Diego Carlos Moreira(599418)

Curso: Administração de Empresa

Semestre: 2 SEMESTRE.

Três Corações

2015

Fundos de investimentos

Vamos começar esta matéria explicando os conceitos básicos e simples dos fundos de investimentos, que constituem no fato de um grupo de investidores, com interesses financeiros em comum, unirem seu capital e entregar para outras pessoas especializadas(os administradores e gestores dos fundos) gerenciar da melhor maneira possível o montante que lhe foi confiado visando sempre uma boa lucratividade e minimizando ao máximo os riscos de prejuízos que sempre existem em investimentos financeiros. Vale a pena lembrar que além dos lucros e prejuízos a serem divididos proporcionalmente entre os integrantes do fundo, as despesas também é de responsabilidade dos investidores, por isso sempre que alguém tiver interesse em investir num fundo é imprescindível uma analise das despesas geradas com a manutenção do empreendimento. Mas quem são os administradores e gestores que administram os fundos? Os administradores são as instituições financeira, que além de determinar as politicas e os regulamentos de cada fundo são os responsáveis legais frente aos órgãos normativos e reguladores que são, a comissão de valores mobiliários( CVM)e o Banco do Brasil. Já os gestores são profissionais especializados, devidamente autorizados pela CVM que avalia o cenário financeiro determinando o melhor momento para compra e venda de ativos, estrutura a carteira, enfim, são eles os responsáveis por reunir o capital dos investidores e utilizar dos melhores recursos disponíveis dentro do mercado financeiro com a finalidade de conseguir uma boa rentabilidade para o fundo e consequentemente para o investidor

Os fundos de investimentos possuem algumas vantagens para quem pretende investir no mercado financeiro, levando em consideração a alta taxa de competitividade do sistema capitalista, sem os fundos, os pequenos investidores não teriam a minima condição de competir com os detentores de maior poder econômico, más no sistema econômico atual os fundos possibilitam que mesmo os pequenos investidores possam investir e obter os mesmos rendimentos proporcionais ao restante dos investidores, além das condições e comodidade que os fundos proporcionam, conseguindo melhores taxas operacionais, devido ao volume de dinheiro que o fundo recebe e a relativa tranquilidade de confiar seus recursos no controle de especialistas. Outro atrativo dos fundos é a sua liquidez que na maioria dos casos se limita a no máximo 3 dias, isso significa que,os fundos tem, em geral, 3 dias para transformar em dinheiro as cotas que o investidor possui em determinado fundo. .

Geralmente quanto maior o risco, maiores são os ganhos ou perdas de um determinado empreendimento, mesmo sabendo que a maioria dos fundos possuem em suas carteiras diversos tipos de ativos, com diferentes níveis de risco e é apresentado o risco total ao aplicador ou cotista, continua valendo esta equação.

COTAS E CONDOMINIO

Quando alguém decide investir em algum fundo , necessariamente, precisa adquirir cotas, que é a fragmentação do montante total do empreendimento em partes menores, o que torna acessível a inclusão de pessoas com vários níveis econômicos no chamado condomínio, que por sua vez reúne estes investimentos fragmentados em um sistema único de administração. Este sistema funciona como um condomínio residencial onde as cotas são os apartamentos, todos apartamentos forma o condomínio e o sindico, no caso, é o gestor (profissional qualificado que gerencia os fundos)

Vale a pena lembrar que ao adquirir cotas, o cotista aceita todas as regras preestabelecidas pelo fundo passando a ter todos os direitos e deveres dos demais cotistas independentemente do valor investido.

Propriedade dos ativos de fundos de investimentos -

excluindo fundos imobiliários

A propriedade dos ativos dos fundos de investimentos, excluindo os fundos imobiliários, é dos próprios condomínios.

Conceito de BENCHMARKS e índices de referencia

Dentro do mercado existem índices preestabelecidos que serviram de referencia, para que os investidores utilizem como meta a ser perseguida e superada, portanto quando um fundo estabelece um índice de referencia tende a usar seus valores como parâmetro para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com