TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO FINANCEIRA

Artigos Científicos: GESTAO FINANCEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Conteúdo

1. Introdução 1

2. Projeto Bar e Restaurante Diniz 2

3. Analise do Investimento 2

3.1 Payback descontado 2

3.2 Valor Presente Liquido – VPL 2

3.3 Taxa Interna de Retorno – TIR 3

3.4 Calculo do Investimento 3

4. Conclusão 4

1. Introdução

Nesse projeto feito para analisar o investimento do negocio Bar e Restaurante Diniz, poderemos ver o conceito da analise e o calculo para sabermos se o investimento será viável no período determinado de cinco anos.

2. Projeto Bar e Restaurante Diniz

O Empreendimento Bar e Restaurante Diniz será inaugurado esse ano na cidade de Sorocaba - SP, com o intuito de agradar vários seguimentos, tanto durante o dia como a noite.

O investimento está calculado em 200 mil reais para a inauguração, sendo dividido em equipe de funcionários, aluguel do local, despesas com fornecedores de bebidas, musica ao vivo e estrutura de mesas e acústicas. Tendo um fluxo de caixa ano estimado nos dois primeiros de 75 mil reais e nos demais anos de 60 mil reais em cima da taxa da SELIC atual de 11 %.

3. Analise do Investimento

Iremos abaixo explicar e as ferramentas que iremos utilizar para analisar este investimento nos próximos 5 anos, sendo eles Payback descontado, VPL e TIR, junto disso iremos apresentar os cálculos em cima do fluxo de caixa apontado no tópico anterior.

3.1 Payback descontado

Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo. Em nosso projeto iremos então demonstrar o fluxo de caixa descontado e notarmos nos próximos 5 anos se iremos recuperar o investimento de 200 mil reais.

3.2 Valor Presente Liquido – VPL

O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital. Ou seja, em nosso projeto o VPL será calculado em cima do investimento de 200 mil e do fluxo de caixa no tempo presente, no nosso caso um fluxo de 75 mil reais nos dois primeiros anos e 60 mil reais nos demais 3 anos.

3.3 Taxa Interna de Retorno – TIR

A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero, no nosso projeto a taxa definida é de 11%, iremos então ver se essa taxa é a ideal para o investimento e se podemos calcular em uma taxa menor ou maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com