TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

Seminário: GESTÃO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

COMO SER BEM SUCEDIDO?

As organizações devem tentar antecipar-se às ameaças e oportunidades estratégicas.

Podem aprender de projetos anteriores e das experiências de outras empresas, incluindo seus fornecedores, clientes e usuários.

Podem trabalhar em rede com outras empresas, universidades e instituições de pesquisa, para ter acesso a uma amplia gama de habilidades e conhecimentos técnicos.

Podem monitorar e estudar as atividades de seus concorrentes e, inclusive, podem colaborar com eles e ser mais conscientes das dinâmicas do ambiente econômico e comercial, e de seus riscos e incertezas. Gilda Massari

GESTÃO DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

No mundo atual, a inovação é um fator-chave em todas as atividades e as empresas precisam adaptar e alterar os produtos e serviços oferecidos e adaptar e mudar as formas como são produzidos e entregues ao mercado de maneira sistemática.

Uma inovação tecnológica é definida pela introdução no mercado de um produto ou de um processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. Pode resultar de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizados no interior das empresas, de novas combinações de tecnologias existentes, da aplicação de tecnologias existentes em novos usos ou da utilização de novos conhecimentos adquiridos pela empresa. (Pintec)

As mudanças nem sempre significam avanços dramáticos e não necessitam incluir novas ideias radicais. Na maioria das vezes, a mudança é um progresso gradual produzido através de uma sequência de pequenas melhorias cumulativas.

Fonte

O QUE É NECESSÁRIO PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO?

Basicamente, trata-se de identificar como é possível gerenciar mais eficazmente o processo de mudança dos produtos, processos e serviços e as formas pelas quais eles são produzidos e distribuídos.

Os resultados de experiências anteriores são utilizados de modo que, em situações semelhantes no futuro, a empresa esteja mais bem preparada e seja capaz de reconhecer e antecipar problemas.

É baseado em cinco elementos que lembram a uma empresa o que precisa ser feito:

ELEMENTOS CHAVE NA GESTÃO DA INOVAÇÃO

Monitoramento

explorar e buscar no ambiente os sinais de mudança

Capacitação

fortalecer a estratégia garantindo os recursos necessários

Foco

concentrar a atenção e esforços em uma estratégia especial

Implementação

implementar tudo o que é necessário para viabilizar a inovação

Aprendizado

apropriar o conhecimento relevante a partir da experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com