TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS, PRODUÇÃO, MARKETING E LOGÍSTICA

Artigo: GESTÃO DE PESSOAS, PRODUÇÃO, MARKETING E LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.688 Palavras (15 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresenta uma empresa de Comércio de Combustíveis e analisa variáveis do tais como produto e mercado, analisa necessidades do mercado, concorrência, avalia pontos fortes e pontos fracos, define estratégias e objetivos, e faz suposições e planos de ação acerca do mercado de combustíveis.

Avalia também a Gestão de Recursos Humanos da empresa, suas estratégias de Marketing e Produção e o funcionamento de suas operações e Logística.

2 DESENVOLVIMENTO

Vocês deverão escolher uma empresa de qualquer segmento de negócios (comércio, indústria ou prestadora de serviços), desde que a empresa ofereça estrutura que possibilite o desenvolvimento do trabalho que será relatado a seguir. A empresa escolhida pode ser a mesma onde um dos alunos da equipe trabalha. A partir da empresa escolhida e fundamentando-se na literatura indicada, os alunos deverão desenvolver a seguinte atividade:

Identificar dentro da empresa escolhida:

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Níveis hierárquicos da empresa (estratégico, tático e operacional) Detalhar as atividades desenvolvidas, organizando-as dentro das 4 funções básicas da administração: Planejar, Organizar, Desenvolver e Controlar.

A empresa possui os níveis organizacionais previstos por SOBRAL e PECI (2009) que assim os identificam:

Os administradores podem ser classificados pelo nível que ocupam na organização e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis – administradores gerais ou funcionais. Com relação à posição que ocupa na estrutura organizacional, é possível distinguir três níveis hierárquicos: os níveis estratégico, tático e operacional (SOBRAL e PECI, 2009, p. 6).

No nível estratégico, o mais elevado da hierarquia organizacional, estão os administradores de topo, responsáveis pelas principais decisões da organização. Nesse nível temos a alta direção da empresa. O grupo é formado por uma rede de 14 postos de combustível, em todo o estado do Rio Grande do Sul. É nesse nível organizacional que se decidem questões tais como: abertura de novas unidades, bandeira que será utilizada em cada unidade, necessidade de treinamento, contratação ou substituição dos funcionários do nível tático, compra de matéria prima, logística, marketing da rede, estratégias de venda e promoção, definição de cargos e salários.

No nível tático estão os gerentes, responsáveis por uma unidade ou setor. Aqui se encontram os gerentes das 14 unidades. São funcionários contratados diretamente pela alta administração, e que a ela se reportam. É um cargo de confiança da direção, pois cada unidade representa a empresa como um todo. Tem autonomia para contratar funcionários para a sua unidade, como também para demiti-los. Administram os custos do estabelecimento em que operam, a promoção individual na busca por novos clientes e fidelização dos já existentes. Possuem uma margem de liberdade no estabelecimento do preço de venda, conforme a realidade local. Trabalham com a gestão de pessoal em sua unidade, e apresentam planilhas diárias de vendas, custo e fluxo de caixa.

No Nível operacional estão os supervisores, com atuação operacional específica de uma operação ou tarefa. Nesse nível encontram-se os chefes de pista, presentes em todas as unidades. São os funcionários responsáveis diretamente pelo atendimento ao cliente. Treinam os frentistas, organizam a chegada dos veículos nas horas de pico, de modo a permitir o bom atendimento e a circulação. É ele também que oferece ao cliente os serviços do posto (troca de óleo, lavagem, conveniência) ou os produtos adicionais (filtros, lubrificantes). Auxiliam na gestão de pessoal da unidade, diretamente sobre seus subordinados.

2.2 GESTÃO RECURSOS HUMANOS

A equipe deverá identificar e descrever os processos e sistemas existentes na organização, dos itens abaixo relacionados, realizando uma análise fundamentada na bibliografia indicada.

2.2.1 Higiene e Segurança no Trabalho

A preocupação com a prevenção da saúde e segurança no ambiente de trabalho é uma das principais bases para a preservação da integridade física e mental dos colaboradores, além de se mostrar essencial para o bom desempenho de suas atividades (DUCCI e EGENNENI, 2009).

Os objetivos de administrar os elementos que garantem a segurança no trabalho são:

• Prevenir acidentes;

• Eliminar as condições inseguras do meio.

Quanto à segurança no trabalho, a empresa em questão apresenta uma realidade de riscos diretamente relacionada às atividades de armazenamento e abastecimento de combustíveis. A empresa obedece a legislação vigente e a recomendação dos órgãos competentes quanto à prevenção de incêndios, tratamento de efluentes e controle ambiental. Além disso, os funcionários recebem treinamento específico para lidar com situações de risco específicas do setor.

Já os objetivos de se preocupar com as condições de higiene no trabalho são:

• Eliminar as causas de doenças profissionais;

• Reduzir os efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes;

• Prevenir o agravamento de doenças e de lesões;

• Manter a saúde dos trabalhadores e o aumento da produtividade por meio do controle do ambiente do trabalho

Quanto às condições de higiene no trabalho, na organização estudada existem regras de higiene e conduta que são estabelecidas pela alta direção e tais regras, tanto para o funcionário pessoalmente quanto para a sua atuação na empresa, devem ser seguidas à risca. A empresa mantém a limpeza do local de trabalho, pois todos os clientes vem até ele para adquirir o seu produto. E para tal, exige a mesma atitude de seu quadro de colaboradores.

2.2.2 Treinamento e Desenvolvimento

Ducci e Egenneni (2009, p. 45) classificam as diferenças entre treinamento e desenvolvimento da seguinte maneira:

• Treinamento é uma forma de adestramento do funcionário no cargo, ou seja, a forma de ensinar o funcionário a fazer as suas atividades;

• Desenvolvimento, por sua vez, é visto como uma formação mais ampla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com