TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas, Opreções, Logistica, Administração Produção, Estatistica E Marketing

Casos: Gestão De Pessoas, Opreções, Logistica, Administração Produção, Estatistica E Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  1.044 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2 - DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................4

3 - CONCLUSÃO ........................................................................................................8

4 - REFERENCIAS ......................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho relata o desenvolvimento, as funções para uma boa produção das marcas próprias e o necessário para se manter no mercado.

As empresas enfrentam constantemente um ambiente imprevisível e variado, marcados pela competitividade cada vez mais intensa na busca pela sobrevivência e ampliação do mercado.

As organizações buscam uma padronização e estruturação nos processos de suas produções e inclusões de novos produtos.

Veremos os processos de produções e mudanças do Grupo Pão de Açúcar na criação de seus produtos de marca própria.

2 DESENVOLVIMENTO

O Artigo traz a experiência do Grupo Pão de Açúcar e as mudanças implementadas para manter-se no mercado. Com a reestruturação ocorrida em 1.992 apresentou uma mudança radical na política de produtos de marcas próprias. Houve a criação do cargo de diretor de Marcas próprias e importados com a missão de mudar a forma como esses produtos eram gerenciados, para melhorar a qualidade dos itens, o grupo passou a fazer testes e pesquisas junto aos consumidores e a planejar em longo prazo os lançamentos. Após as mudanças o grupo Pão de Açúcar passou a atuar com novos nomes fantasias para cada tipo de produto, todos identificados pelo selo Qualitá.

Com a inserção de novas tecnologias nas organizações é preciso de profissionais preparados para acompanhar e inovar. O mercado necessita de um trabalhador que esteja mais envolvido e participante no conjunto da organização para que o potencial da tecnologia instalada na empresa seja pleno. De outra forma somente a tecnologia não leva à eficácia organizacional, é preciso a participação das pessoas. Para isso competência, bom relacionamento interpessoal, destreza na comunicação, conhecimento, práticas de lideranças assertivas, habilidade no estabelecimento de metas, visão sistêmica, e capacidade de correr riscos formam as habilidades comportamentais requeridas para o profissional que atua nas organizações. São novos tipos de trabalhadores e novos métodos de trabalho, que exigem mais cérebro das pessoas e de sua subjetividade que sua força muscular, por isso cada vez mais vê-se maior exigência em relação à educação, treinamento, capacitação, competências, desenvolvimento pessoal e habilidades.

Na área de Operações e Logísticas o grupo inicialmente tinha como objetivo conseguir a fidelidade dos consumidores aos seus produtos de marca própria. Entende-se que para a permanência e sucesso desses produtos é preciso que a logística estabeleça critérios em suas escolhas de fornecedores, manterem um controle de qualidade, acompanhar os prazos das entregas e planejar a maneira de estocar seus produtos. Sem esquecer que a agilidade na entrega dos produtos pode ser a conquista de novos clientes e a fidelização dos antigos.

Também é possível avaliar quais os tipos de produtos dá mais lucros por categorias.

Em uma empresa de varejo como exposto no caso o gerenciamento de estoques deve ser bem efetivo, pois este pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa. O ideal é identificar a quantidade que atenda o mesmo ri timo da demanda.

A Armazenagem dos produtos está diretamente relacionada ao planejamento dos estoques da empresa. A localização do armazém deve estar em concordância com o planejamento estratégico da empresa. O armazenamento possui basicamente cinco funções principais, sendo: abrigo de produtos, consolidação, transferência, transbordo e agrupamento. A fim de reduzir custos e melhor aproveitar os recursos disponíveis, o sistema de armazenagem deverá permitir a utilização do espaço nas três dimensões de maneira mais eficiente possível, proporcionado movimentação rápida e fácil desde o recebimento até a expedição.

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir. E analisando o texto, o Grupo Pão de Açúcar identifica as questões do 4 V’s. VOLUME - Em sistemas de grande volume de produção, há um grau de repetição de tarefas, isso possibilita a especialização dos funcionários. A implicação mais importante disto é o custo baixo unitário, pois os custos fixos são diluidos em um grande número de produtos. VARIEDADE – Percebe-se que no grupo foram criadas diversos tipos de produtos como limpeza, bebidas, conservas, utilidades, enlatados, etc. Assim o que é padronizado tem um custo mais baixo e pode ter uma taxa de erros menor e consequentemente uma boa qualidade. VARIAÇÃO - observa-se que a empresa segue rigorosamente regras de qualidade e higiene, nas escolhas de seus produtos, no processo de produção e armazenamento e inovando com novos lançamentos na marca barateira. Essa terá um posicionamento nas regiões de população de baixa renda finalizando assim a visibilidade.

A Administração da produção busca atingir a cinco objetivos de desempenho.

QUALIDADE: Executar as funções de maneira mais correta possivel. Ou seja ofertar produtos sem falhas visando a satisfação total dos clientes. Ao conquistar esse nivel a empresa conquista também uma grande vantagem de qualidade. Isso significa maior satisfação do consumidor, menor custo, maior confiabilidade.

RAPIDEZ: Executar ações de maneira mais rápido possível, minimizando o lead time – periodo entre o começo e o término de uma atividade. Ao conquistar um excelente nivel de agilidade a instituição aumenta a disponibilidade de seus produtos e alcança a vantagem em rapidez. Com isso de menor estoque, riscos reduzidos, e menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com