TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerdau

Projeto de pesquisa: Gerdau. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 9

1 PERFIL DA EMPRESA

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano.

1.1 Negócio

Oferecer vergalhão cortado e dobrado, de acordo com as especificações.

1.2 Objetivo

Ser referência no corte e dobra de vergalhões, agregando o máximo de valor ao cliente.

1.3 Planejamento estratégico

O processo do planejamento estratégico é uma maneira da empresa se conhecer melhor, levando em consideração acontecimentos passados e do presente como uma forma de “prever” o futuro dos ambientes internos e externos da empresa. Este planejamento serve como base para definir ações que devem ser realizadas no presente para que se atinjam os objetivos futuros da organização.

1.4 Clima organizacional

A Gerdau trabalha com um ambiente acolhedor, dinâmico, estimulante, desafiador, realizador e compensador. Cada sucesso alcançado é celebrado, e seus colaboradores são motivados a construir uma organização global.

1.5 Valores

Ter a preferência do CLIENTE

SEGURANÇA das pessoas acima de tudo

PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas

EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE

Foco em RESULTADOS

INTEGRIDADE com todos os públicos

SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental

• CLIENTE

Ter a preferência do CLIENTE (desenvolveu uma lista de clientes vips, que se beneficiam de prazos e preços diferenciados, no entanto jamais atrasa a entrega dos demais clientes, esse processo diferenciado é firmado no ato do fechamento contratual

• SEGURANÇA

SEGURANÇA das pessoas acima de tudo (utiliza de técnicas avançadas de capacitação de seus colaboradores, além de ferramentas de segurança que prevalecem sobre o resultado, seja do processo, prazo ou financeiro).

• PESSOAS

PESSOAS respeitadas, comprometidas e realizadas (todos tem acesso e são treinados em um código de ética corporativo, repudiando o preconceito ou descriminação de qualquer forma, sendo os casos identificados, analisados e tratados com rigor, tudo em prol da busca de um ambiente competitivo, intenso e motivador)

• EXCELÊNCIA

EXCELÊNCIA com SIMPLICIDADE (devido a intensa concorrência, práticas legais e tributárias, ISO e certificações adicionais, e o produto ser uma commodity, é possível atingir altos níveis de excelência, no entanto o maior desafio é ter a simplicidade.

• RESULTADOS

Foco em RESULTADOS (Vários indicadores, fluxos e contra-medidas nos desvios, são rotina diária, além de incentivos financeiros por entregas, existem promoções constantes de "disputas saudáveis" entre colaboradores, citação do Falconi comumente usada :“Sua META é ser melhor do mundo naquilo que você faz, não existem alternativas" e "Seja dono do negócio, quem age como dono é obstinado por resultados melhores.

• INTEGRIDADE

INTEGRIDADE com todos os públicos (A mesma Diretriz Ética que embasa as pessoas deve ser aplicada nos processos e relacionamentos, com clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, governo, acionistas e concorrentes. Situações atípicas são tratadas em consenso).

• SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE econômica, social e ambiental (busca-se fazer o melhor equilíbrio possível entre o resultado financeiro, meio ambiente e sociedade, estudos de impacto e investimentos são constantes).

2 MODELO DE GESTÃO

A empresa Gerdau Corte e Dobra tem uma organização matricial composta (funcional e projeto)

“A forma matricial apareceu como uma solução devido à inadequação da estrutura funcional para as atividades integradas, isto é, aquelas que para serem realizadas exigem interação entre as áreas funcionais. A Matriz é uma forma de manter as unidades funcionais criando relações horizontais entre elas”. (Hemsley e Vasconcellos, 1997)

Os autores citados acima percebem a Matriz (como um meio de canalizar recursos vindos de diferentes partes da empresa em razão de um objetivo comum, quer seja um produto ou um projeto.)

Hemsley e Vasconcellos, pensam que:

a) a estrutura matricial funcional ocorre quando os gerentes de projetos estão em uma posição hierarquicamente inferior ao gerente funcional (ou gerente de área), ou seja, está subordinado a ele. Este tipo de estrutura matricial tende a ser utilizado com maiores vantagens em empresas que lidem com poucos projetos simultaneamente, mas que todos esses, efetivamente, demandem uma forte integração interdepartamental. Ao se adotar este subtipo de estrutura matricial é necessária especial atenção para prevenir ou menos, minimizar o “desconforto” em potencial gerado pelas mutáveis relações superior-subordinado.

Vantagens: maior desenvolvimento da capacitação técnica, melhor qualidade técnica e melhor eficiência no uso dos recursos.

b) a estrutura matricial por projeto ocorre quando os gerentes de projetos ocupam níveis hierárquicos superiores ao do gerente funcional. Esta opção de estrutura matricial aparece com mais frequência em empresas nas quais os projetos com forte integração interdepartamental são cruciais para a sobrevivência e o sucesso da organização.

Vantagens: melhor controle do orçamento e melhor cumprimento de prazos dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com