TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Da Informação

Exames: Gerenciamento Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 5

Gerenciamento da informação

Por que é importante se pensar num gerenciamento da informação? Talvez seja porque quanto mais voltadas para a informação forem as organizações, menos provável será que o compartilhamento dessas ocorra livremente entre os componentes.

...isso quer dizer que, na medida em que os cargos passam a depender mais de informações exclusivas, os indivíduos que ocupam esses cargos mais dificilmente as compartilharam de forma pacífica, achando eles que essas informações exclusivas são uma fonte de poder e algo que os diferencia dos outros (McGEE; PRUSAK 1994, p. 154).

Uma pesquisa realizada em vinte e cinco empresas norte-americanas (McGEE; PRUSAK, 1994) buscou mapear as estratégias de gerenciamento das informações. Chegou-se a conclusão de que a maioria das tentativas fracassou, ou está fracassando, porque não existem regras, ou políticas, claras de administração das informações.

Em alguns casos, foram encontradas iniciativas inadequadas para a mentalidade política da empresa, ou mesmo a gerência da informação era tratada como periférica e não como parte integrante das iniciativas. Os autores da pesquisa consideram que apenas quando a gerência da informação for conscienciosamente administrada e encarada como fator natural da rotina organizacional é que irão surgir verdadeiramente organizações baseadas em informação.

A partir dos resultados da pesquisa, os autores descreveram cinco tipos de gerência da informação: Utopia Tecnocrática, Anarquia, Feudalismo, Monarquia e Federalismo.

Utopia Tecnocrática

Uma visão altamente tecnológica da gestão da informação que enfatiza a classificação e a modelagem do patrimônio de informações de uma organização, apoiando-se fortemente em novas tecnologias. Este conceito de gerência evita manobras políticas, pois os seus defensores são profissionais que se denominam como guardiões e não proprietários da informação.

Os utópicos tecnocratas possuem três características comuns: a) enfatizam a modelagem e a classificação da informação; b) dão exagerada ênfase aos novos hardwares e softwares; e c) tentam lidar com todas as informações da organização. Eles acreditam que as informações são desprovidas de valor, e que as pessoas que as possuem irão compartilhá-las de forma espontânea.

Anarquia

É a total ausência de uma gerência da informação, onde fica a cargo de cada indivíduo obter e gerenciar suas próprias informações. Tal estilo de gerência não é definido de forma espontânea pela organização, pelo contrário, surge a partir de frustradas tentativas de modelos de gestão, ou quando não existe uma preocupação dos dirigentes com as informações.

Um fato que tornou possível o surgimento da anarquia foi à introdução rápida dos microcomputadores dentro das organizações. As pessoas e os departamentos viram que era possível gerenciar suas próprias informações, organizando seu próprio banco de dados e elaborando seus próprios relatórios a um custo muito baixo. Porém essa facilidade tem uma desvantagem muito grande em longo prazo, pois irão surgir informações distintas sobre um mesmo produto, por exemplo, em diferentes setores da empresa, ou seja, os bancos de dados podem divergir uns dos outros já que são independentes e alimentados por pessoas diferentes.

Feudalismo

É o gerenciamento da informação por unidades de negócios ou funcionais, que definem suas próprias necessidades de informação e repassam apenas uma informação limitada à empresa em geral. Segundo os autores, este foi o estilo mais encontrado nas empresas estudadas, isso porque o feudalismo surge em ambientes onde existe uma estrutura baseada em áreas de negócios distintas e que possuam plena autonomia.

Os dirigentes das unidades definem o tipo de informação que deve ser coletada, a forma de tratamento, a utilização e o armazenamento pelas suas áreas, bem como deverá ser o formato dos relatórios que serão repassados para as outras áreas e direção geral da empresa.

Monarquia

Tanto a forma de classificar e definir a informação quanto o seu fluxo através da organização são definidos pelos diretores ou proprietários da empresa, que podem ou não partilhar de boa vontade a informação após coletá-la. Esta é uma forma simples de solucionar problemas que provavelmente existiriam em um regime feudal, pois o poder de decidir as normas de gerenciamento da informação fica a cargo da direção da organização fazendo com que os setores fiquem subordinados a esta.

A monarquia pode ser facilmente observada em pequenas empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com