TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental nas Empresas

Tese: Gestão Ambiental nas Empresas. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Tese  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Ambiental nas Empresas

Introdução

Os problemas ambientais que hoje nos cercam passou a preocupar muito todo planeta, dessa maneira a sociedade passou a prestar mais atenção nos altos indices de poluição e esgotamento de recursos naturais, fazendo de modo em que todos, poder público, sociedade e empresas se adequem a realidade do meio ambiente em que vivemos, utilizando de coinciencia social ou normativas rigorosas.

A questão ambiental hoje, está diretamente relacionado com o desenvolvimento das empresas em geral, não somente no contexto empresarial mas também no social perante seus consumidores e clientes. Antes de se haver a preucupaçao com a área ambiental as empresas se preocupavam básicamente com três funções: operacional, financeira e administrativa mas tendo então uma grande repercussão na questão de preservação ambiental e leis sendo criadas para controlar os índices de poluição, no início as empresas começaram a adequar seus sistemas não por coincidirem com as normas mas sim poara não cometerem crimes ambientais e sofrerem penalidades. Hoje existem normas que garantem as empresas benefícios por investimentos na gestão ambiental, o principal instrumento de incentivo são as ISO’S.

Desta maneira, o foco na questão ambiental muda, pois as empresas tendem a usar a responsabilidade ambiental para otimizar sua produção procurando diminuir os impactos ambiental numa política proativa relegando então sua visão posterior ao assunto levando uma política de desenvolvimento sustentável. Torna-se desse modo necessário para as empresas tomarem uma visão ambiental não só com a expectativa de melhorar sua visão social mas sim sua rentabilidade muitas das vezes com o reaproveitamento de recursos naturais gerando economia, reforçando seus valores com sociedade e expandindo seu mercado.

De fato, uma gestão ambiental bem otimizada pode não só reduzir custos como também gerar lucros com a comercialização de resíduos recicláveis e qualidade de vida a toda sociedade porque a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável estão sendo cada vez mais valorizado reforça a importância de uma boa gestão ambiental nas empresas na busca do desenvolvimento com a manutenção da harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com