TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Negocios

Trabalho Escolar: Gestao De Negocios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Competitividade – Capacidade que as empresas têm de competir com a concorrência, seja no mercado interno ou no externo.

Fusão de empresas – A fusão de empresas acontece quando uma ou mais empresas juntam seus patrimônios, tornando-se uma nova sociedade e deixando de existir individualmente.

Mercado Nacional ou Doméstico – É o mercado de atuação dentro dos limites de um país, não ultrapassando suas fronteiras.

Monopólio – Termo utilizado na Economia para descrever a situação de um mercado que é dominado por uma única empresa, também chamado de "concorrência imperfeita".

Oligopólio – Termo utilizado na Economia para descrever a situação de um mercado que é dominado por um grupo de empresas, também provocando a concorrência imperfeita.

Sobre dumping, termo é usado em comércio internacional, podemos dizer que é quando um bem é vendido por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que aquele que se cobra pelo produto dentro do país exportador), visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, para então passar a dominar o mercado e impor preços altos. A prática de dumping é reprimida pelos governos nacionais, quando comprovada. Em contrapartida, para se defenderem, os países que a sofrem utilizam o que chamamos de medidas antidumping, quando se aplica a esses valores considerados desleais uma sobretaxa, podendo ser na forma de ad valorem, valor fixo ou as duas juntas.

Já os subsídios são ajudas monetárias concedidas pelos governos às empresas para diminuir o custo total dos produtos fabricados e, assim, possibilitar a competitividade desses produtos tanto no mercado nacional como no mercado internacional. Podem ser concedidos na forma de subsídios diretos (valores em dinheiro), isenções fiscais, financiamentos, entre outros. Temos como exemplo o caso de empresas que se instalam no Brasil em alguma cidade específica, cujo governo local isenta a empresa de pagar impostos por determinado período. Essa ação favorece a economia local, pois o produto fica mais barato – uma vez que esse imposto isentado não é repassado no preço final – garantindo maior competitividade à empresa. Outro exemplo foi a isenção do IPI (Imposto sobre produto importado) aos automóveis brasileiros para driblar a crise de 2008, favorecendo a indústria automobilística.

Salvaguardas são medidas adotadas pelos governos para proteger determinado setor da indústria que, de alguma maneira, foi prejudicado pela concorrência externa. Geralmente se apresentam na forma de tarifas, dificultando a competitividade do produto no mercado interno. Como exemplo, temos o caso do setor têxtil brasileiro que, na década de 1990, sofreu graves consequências com a entrada do produto chinês no Brasil. Medidas de salvaguardas foram adotadas então, aplicando tarifas a esses produtos importados, a fim de encarecê-los e proteger a indústria de tecido nacional.

Todas essas medidas tomadas pelos governos dos países para se proteger de uma situação injusta (desde que comprovada legalmente) de dumping, subsídios proibidos, tarifas excessivas, barreiras não-tarifárias ilegais, entre outras, são chamadas de medidas compensatórias, que visam solucionar os problemas causados pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com