TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira

Artigo: Gestao Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão do Fluxo de Caixa

Curso: Gestao Financeira

Professor: Thiago Coelho Soares

Data: 27/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. O fluxo de caixa é um instrumento de gestão que fornece ao empresário importantes respostas para questões essenciais à vida da empresa. Leia o artigo disponível na Midiateca - O fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira e estratégia nas empresas de Danielle Zanetti Guimarães da Silva e Roberta Mendes Neiva, e responda as perguntas:

a) Qual a diferença entre planejamento estratégico e planejamento financeiro? (Use no máximo 10 linhas para a construção de sua resposta)

O Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona a sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela Empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada para atingir os objetivos e metas estabelecidos.

O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos fazer aplicações e investimentos

A diferença entre eles é que o PE estende-se ao longo prazo e é desdobrado em vários planejamentos táticos (financeiros, comerciais, etc.) de médio prazo. Estes, por sua vez, se desdobram em planos operacionais (curto prazo) para a sua devida realização.

Fonte: http://marissonfraga.blogspot.com.br

b) Qual a importância e a abrangência do fluxo de caixa? (Use no máximo 10 linhas para a construção de sua resposta)(2,0 pontos)

Conforme Zdanowicz (1992) “o fluxo de caixa é um instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período”. O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos Administradores para tomada de decisões. Assim pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao Administrador financeiro controlar o ativo da empresa. O qual é a riqueza da mesma e o que gera o lucro.

Fonte:http://www.fontedosaber.com/administracao/a-importancia-do-fluxo-de-caixa.html

2. Assista ao vídeo no You Tube “Controle suas contas via internet” no seguinte endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=y6wgRL4n_20>. (Acesso em: 18 set. 2013)

Em seguida, baseando-se em seu estudo sobre análise do fluxo de caixa, responda:

- Há a possibilidade de realizar essa aplicação para o uso pessoal? (Para a construção de sua resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com