TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Mercadologica

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Mercadologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – ARAÇATUBA/SP

ADMINISTRAÇÃO

Gestão mercadológica:

Exportação: países industrializados e não industrializados

Exportação

O transporte internacional de longo percurso está sendo utilizado com frequência, devido ao aumento das exportações. Ele pode tanto ser por meio rodoviário, como por marítimo, ferroviário ou aéreo. As exportações para outros continentes, na sua maioria são feitas por meio marítimo, pois é mais cômodo, seguro e viável, tanto para quem importa como para quem exporta.

Esse modal permite ainda que, a mercadoria seja levada em container, fazendo com que a carga do navio tenha um maior aproveitamento e a mercadoria viaje com maior segurança. O container nada mais é que uma caixa inviolável, podendo ser fabricado em madeira, alumínio e aço. Para a exportação pelos portos da Região Sul do Brasil, é mais comum utilizar o de aço, já que nessa região a maresia é um dos itens que deve ser levado em conta e o aço torna-se resistente sem ser muito oneroso como o alumínio e sem se decompor facilmente como o container de madeira. Uma vez carregado, só será aberto no seu destino, o que garante a entrega sem transtornos e proporciona outras vantagens diretas.

Os containers têm suas medidas em “pés” ou “polegadas”, sendo padronizados nas medidas de 20’ (16 toneladas) e 40’ (22 toneladas). Há diversos tipos de containers, porém somente dois pesos, conforme mostrado na tabela abaixo:

A definição da carga é feita através de uma simples fórmula em Excel. Multiplicam-se as medidas dos containers e da carga. Não há restrições para a quantidade de containers, porém para medidas de segurança e averiguação, os mesmos são pesados antes de embarcarem.

Países industrializados e suas exportações

• Alemanha

A economia da Alemanha é a mais importante da Europa. As indústrias metalúrgicas e químicas têm um significante papel na economia da Alemanha, enquanto na agricultura, a média propriedade familiar, altamente mecanizada predomina.

Na Alemanha, mais do que em outros países industrializados, a vida econômica é marcada por aspectos internacionais. Um em cada três euros provém das exportações, um em cada quatro lugares de trabalho depende do comércio externo. A demonstração mais evidente do alto nível da capacidade competitiva internacional da Alemanha é o crescimento alto e rápido das exportações de mercadorias. O crescimento dos investimentos diretos de empresas internacionais na Alemanha também é um fator a indicar a boa

A Alemanha está entre os países que formam o grupo líder dos países industrializados. Nos últimos anos a Alemanha foi capaz de incrementar de modo considerável a sua capacidade competitiva, e de ampliar a

Dentre os principais produtos exportados pela Alemanha para o mundo estão, pela ordem, os automóveis, as suas partes e peças, veículos aéreos, medicamentos, máquinas automáticas para processamento de dados e os aparelhos de transmissão e recepção, que representam em torno de 24% da sua pauta de exportação.

• Estados Unidos da América

A economia norte-americana destaca-se em diversas áreas, sendo as mais importantes os segmentos ligados à indústria, tecnologia, finanças, e turismo. Além disso, o país é um dos maiores produtores mundiais de grãos e possui grandes reservas de metais e petróleo.

Embora adote elevadas tarifas de importação e barreiras não tarifárias para alguns produtos específicos, a economia norte-americana é uma das mais abertas do mundo. A ampla liberdade comercial e o tamanho do mercado contribuem decisivamente para o vigoroso comércio exterior do país.

Em 2010, os Estados Unidos foram o 2º (segundo) maior exportador mundial, atrás apenas da China, e o 1º (primeiro) maior importador. Suas exportações foram lideradas pelos setores de máquinas e motores, materiais elétricos e eletroeletrônicos, veículos automotores e suas partes, petróleo e derivados e instrumentos de precisão.

• França

A França é um dos principais mercados consumidores do mundo e também uma importante porta de entrada para outros mercados da União Europeia. Além da excelente infraestrutura de transportes, facilitando a movimentação de mercadorias para os países vizinhos, o país tem uma localização privilegiada, com acessos pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico.

Hoje em dia a economia da França torna-a na quinta nação mais rica do planeta em termos de PIB nominal, atrás dos Estados Unidos da América, da China, do Japão, da Alemanha, e à frente do Reino Unido, segundo projeções do FMI em 2009

Por esse motivo, da enorme riqueza que faz da França uma das nações da "elite" mundial, podemos dizer sem dúvida alguma que a França é um dos países mais industrializados do mundo, seus produtos se espalham por lojas e casas de todo o planeta. Alguns dos principais produtos exportados pela França são seus vinhos, culinária e perfumes, que são considerados os melhores perfumes do mundo.

• Japão

A economia do Japão é um florescente complexo de indústria, comércio, finanças, agricultura e todos os outros elementos de uma estrutura econômica moderna. A economia da nação encontra-se em um avançado estágio de industrialização, suprida por um poderoso fluxo de informação e uma rede de transportes altamente desenvolvida. Um dos traços da economia japonesa é a importante contribuição da indústria e da prestação de serviços, tais como o transporte, do comércio por atacado e a varejo e dos bancos ao produto interno líquido do país, no qual os setores primários, como a agricultura e a pesca, têm hoje em dia uma quota menor. Outro traço é a importância relativa do comércio internacional na economia japonesa.

Os principais produtos exportados pelo Japão são automóveis, aparatos eletrônicos e computadores. O sócio comercial mais importante são os Estados Unidos (EUA), representando mais de uma quarta parte de todas as exportações japonesas. Outros das principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com