TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Mercadologica

Monografias: Gestão Mercadologica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  1.886 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício 1: Dentre as alternativas a seguir, identifique e marque a que melhor explica a importância do entendimento da influência do marketing no cotidiano das pessoas.

Alternativa: A – O marketing é importante, pois, através de suas ações ele pode aproximar as pessoas dos produtos através da comunicação (por exemplo, com a orientação sobre os produtos, propagandas, garantias etc.). Além disso, é sempre importante destacar que o marketing está presente no cotidiano das pessoas, desde as roupas que utilizam as marcas dos produtos que consomem no café da manhã etc.

Justificativa: O Marketing está presente no dia-a-dia de praticamente todos cidadãos. Isso se dá principalmente por meio da propaganda, que por sua vez pode ser verificada através de anúncios veiculados na televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros.

Assim, a propaganda exerce forte influência sobre a sociedade atual. O consumismo verificado nas grandes metrópoles é decorrente, em grande parte, da "manipulação" exercida pela propaganda em determinadas pessoas. Tais pessoas se sentem atraídas pela beleza, praticidade e tecnologia dos produtos e serviços veiculados na maioria dos anúncios.

Exercício 2: Dentre as alternativas a seguir, qual delas apresenta corretamente todos os elementos e, na ordem correta, do Ciclo de Vida do Produto?

Alternativa: A - Introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Justificativa: Desenvolvimento do produto: é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes

Introdução: período em que o produto é lançado no mercado, onde suas vendas vão crescendo lentamente. Não há lucros nesta fase, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado

Crescimento: período de aceitação rápida pelo mercado e de lucros crescentes

Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência

Declínio: é quando as vendas e os lucros começam a cair

Exercício 3: O Sistema de Informação de Marketing (SIM) pode ajudar:

Alternativa: A - No processo de tomada de decisão de marketing.

Justificativa: O SIM consiste na coleta, registro e análise sistemática de dados sobre problemas relacionados a comercialização de bens e serviços. Yanaze (2007) define que as informações são tudo aquilo que possa trazer conhecimentos importantes para a empresa. O autor comenta também que, o sistema de informação de marketing deve ser estruturado levando em consideração três objetivos, a operação rotineira, a solução de problemas e alimentar o planejamento com dados e informações.

Exercício 5: Leia a afirmação e então identifique, dentre as alternativas a seguir, a qual delas a afirmação se refere. "É o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing. Esse processo inclui a especificação de como a informação é desejada, o desenho do método da informação, o gerenciamento e a implementação da coleta de dados, a análise dos resultados e a comunicação das descobertas e suas implicações (Zikmund, 2006, p.3)."

Alternativa: C – Pesquisa de Marketing

Justificativa: A principal característica do enfoque sistêmico é estudar não somente uma variável, mas todo o conjunto, levando em conta seu papel na estrutura da empresa como um todo. Isso implica no conceito de que analisar a organização como um todo é muito maior do que simplesmente a soma destas.

Módulo 02: Lançamento de Novos Produtos

Exercício 1: Leias as afirmações: (a) Um novo produto por ser entendido como um produto que, de alguma maneira é novo para a organização. (b) O produto pode não ser novo para o mercado, mas pode ser novo para aquela organização porque agora a mesma passou a fabricá-lo. As afirmações estão:

Alternativa: B - a) e (b) estão corretas.

Justificativa: Quando se deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado, há fases essenciais para que ele seja criado da melhor forma e tenha muito mais chance de trazer lucros à empresa.

Exercício 3: Identifique e assinale a alternativa incorreta.

Alternativa: E – Reposicionamentos – produtos reposicionados para antigos usos ou antigos mercados, como o uso de bicarbonato de sódio como desodorizador de geladeiras afinal hoje ele é usado para a produção de bombas, de uma loção para pele como repelente de insetos afinal hoje se sabe que esse tipo de produto dá alergia a todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com