TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Carreia

Ensaios: Gestão De Carreia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Carreira

Carreira significa a sequencia de posições e atividades desenvolvidas por uma pessoa ao longo do tempo em uma organização. Tradicionalmente as empresas elaboravam um plano de carreiras para preparar as pessoas no sentido de ocuparem cargos gradativamente mais altos dentro da hierarquia da organização. Como as organizações eram altas e verticalizadas o encarreiramento vertical era o preferido. Hoje com organizações achatadas devido ao enxugamento dos níveis hierárquicos, o encarreiramento está cada vez mais horizontalizado. Algumas organizações adotam o plano de carreira em Y: as promoções ou substituições podem ser feitas verticalmente ( cargos mais elevados) ou horizontalmente (cargos no mesmo nível mas mais complexos ou envolvendo outras especialidade) dependendo da oportunidade. Por outro lado, a carreira baseada em cargos está sendo substituída pela carreira baseada em competências.

Com tão poucos níveis hierárquicos, a carreira vertical tradicional está passando para carreiras alternativas. O planejamento está sendo substituído pelas oportunidades que surgem rapidamente dentro da organização. Algumas empresas estão compondo e recompondo continuamente suas equipes de projetos através de competências.

Autogerenciamento da Carreira

Outro aspecto importante é que o tradicional planejamento de carreira está cedendo lugar para o autogerenciamento da carreira. Agora quem precisa se preocupar com a carreira não é mais a organização. Hoje está passando para as mãos de cada pessoa, ou seja cada pessoa deve administrar sua própria carreira profissional e saber como ajustá-la continuamente às exigência de um mercado de rápida mudança e transformação. Para tanto cada pessoa deve conhecer seus talentos e saver como desenvolvê-los e aplicá-los ao longo de sua carreira profissional para aproveitar oportunidades que surgem, evitar obsolescência e neutralizar as ameaças que possivelmente possa surgir, como o desaparecimento de certas profissões e o aparecimento de outras inovadoras.

Planejamento, desenvolvimento e gestão da carreira

Pessoas talentosas em suas profissões (porque conseguiram juntar características pessoais, tipo de inteligência e interesses vocacionais) é muito disputada pelas organizações. Em geral existem quatro distinções a respeito da carreira:

Planejamento da carreira: é o processo pelo qual a empresa identifica futuras necessidades de promoções e implementa os meios para preenchê-las.

Desenvolvimento da carreira: envolve o planejamento e gestão da carreira, bem como os meios e recursos para preparar as pessoas.

Gestão da carreira: é o processo pelo qual uma organização seleciona, avalia , dá atribuições e desenvolve as pessoas que nela trabalham para obter um grupo de pessoas qualificadas atender às necessidades atuais e futuras. Cada organização localiza os talentos necessários para seu futuro.

Autogerenciamento da carreira: é o processo pelo qual cada pessoa passa a fazer a gestão da sua própria carreira assumindo totalmente a responsabilidade de se atualizar e reciclar constantemente a fim de manter sua empregabilidade.

Empregabilidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com