TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Inovação Tecnológica

Trabalho Escolar: Gestão De Inovação Tecnológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

1 DE QUE FORMA A PESQUISA, O DESENVOLVIMENTO E A ENGENHARIA SE RELACIONAM COM A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA?

Tudo que se aplica conhecimento, pesquisa e métodos pode ser dito como ciência. Esta por sua vez possui uma ligação íntima com a tecnologia, que são os pilares do desenvolvimento, este último, foco de estudo da Engenharia.

2 O QUE É GESTÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA?

A gestão estratégica empresarial é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco em ações estratégicas em todas as áreas.

3 DESCREVA AS FONTES DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO SEGUNDO PETER DRUCKER:

Peter Drucker considera a inovação sistemática como sendo o monitoramento de sete fontes para uma oportunidade inovadora. As quatro primeiras fontes encontram-se dentro da instituição, independentemente se esta instituição é uma empresa, uma agência governamental ou uma entidade sem fins lucrativos. São estas:

– O Inesperado: O empreendedor pode conseguir sucesso ou até mesmo fracasso inesperadamente, mas para o sucesso ele deve estar acompanhando o que o cenário geral está lhe informando. Alguns conseguem aparentemente encontrar uma oportunidade de negóciomilagrosa, que cresce da noite para o dia.

– A Incongruência: Entre a realidade como ela é de fato e a realidade como se presume ser ou como “deveria ser”. Exemplo: teoricamente o ensino médio profissionalizante deveria qualificar as pessoas para as atividades profissionais, tanto administrativas como técnicas. A realidade no Brasil não confirma esta suposição e isto criou a oportunidade para o surgimento dos cursos de tecnólogos, de curta duração e que complementam o ensino médio, qualificando o jovem para o mercado de trabalho.

– Necessidade de processo: Este é o tipo de inovação que frequentemente vem de quem está imerso nos processos, da própria instituição ou de seus clientes. A busca de ganhos de produtividade ou de processos mais capazes de atender as especificações dos clientes criam um sem número de oportunidades de pequenas ou grandes inovações. Um exemplo recente: as pessoas precisam apanhar táxis e os taxis precisam encontrar seus passageiros – usar a internet e os smartphones para promover este encontro é uma proposta de negócio já com milhões de usuários, conquistados rapidamente.

– Mudança na estrutura da indústria:Alguns segmentos ficam estagnados por muito tempo, mas com o aparecimento de novas tendências ou tecnologias novas oportunidades de negócios podem se formar. No Brasil os carros sempre foram à gasolina, mas o cenário da indústria mudou com o aparecimento dos carros bicombustíveis

– Mudanças demográficas: No Brasil existe um sem número de oportunidades (e também ameaças) ligados às mudanças demográficas: envelhecimento da população, crescimento da classe média, aumento do número de pessoas com altíssimo poder aquisitivo, insegurança urbana, modificação no papel da mulher, diminuição das famílias, dificuldade na mobilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com