TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing - Unidade 5

Artigo: Gestão De Marketing - Unidade 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

Depois de muita discussão e um certo mal-estar, a reunião daquela fabricante de relógios se encerrou com uma decisão tomada: ainda que as peças importadas da Ásia não tivessem a qualidade esperada para um produto da marca, sua comercialização naquele momento atenderia a uma demanda específica, bastante pontual e muito interessante. Os relógios asiáticos eram modernos, coloridos e, focados no público jovem, poderiam ser vendidos a preços similares aos modelos da suíça Swatch. Uma parte dos executivos considerava esse preço excessivo, dada a qualidade inferior das peças, mas a outra parte foi mais convincente ao alegar que o produto atenderia a uma demanda sazonal, estava direcionada a um público restrito e a receita obtida com sua comercialização traria recursos para o desenvolvimento de produtos de maior valor agregado. Com a garantia de que os relógios asiáticos ficariam em linha apenas durante esse breve período de tempo, o presidente decidiu pela importação imediata.

A situação descrita ilustra uma das estratégias “negativas” de preço, se consideradas sob a ótica do consumidor. Que estratégia é essa?

Resposta Selecionada:

Corretab.

Estratégia bater e correr.

Resposta Correta:

Corretab.

Estratégia bater e correr.

Feedback da resposta:

Estratégia de preço alto. Não: na estratégia de preço alto, o produto oferecido ao mercado tem uma qualidade considerada mediana, o que não parece ser ocaso dos relógios asiáticos. A decisão do presidente se baseou no fato de que, mesmo com qualidade inferior, o produto poderia ser vendido a preços “padrão Swatch” porque ocorreria em período de tempo curto e determinado, tirando uma vantagem inicial dessa oportunidade (ou “batendo”) e saindo logo em seguida do mercado (“correndo”).

Estratégia bater e correr. Exato! Parabéns.

Estratégia de artigos de qualidade inferior. Não: na estratégia de artigos de qualidade inferior, o preço não é elevado, mas fica na média do mercado. A decisão do presidente se baseou no fato de que, mesmo com qualidade inferior, o produto poderia ser vendido a preços “padrão Swatch” porque ocorreria em período de tempo curto e determinado, tirando uma vantagem inicial dessa oportunidade (ou “batendo”) e saindo logo em seguida do mercado (“correndo”).

Estratégia de superbarganha. Não: além de não ser uma estratégia de preços “negativa” para o consumidor, a superbarganha representa uma situação inversa à descrita no texto – nela, o preço é inferior em relação à qualidade do produto oferecido. A decisão do presidente se baseou no fato de que, mesmo com qualidade inferior, o produto poderia ser vendido a preços “padrão Swatch” porque ocorreria em período de tempo curto e determinado, tirando uma vantagem inicial dessa oportunidade (ou “batendo”) e saindo logo em seguida do mercado (“correndo”).

Estratégia de penetração. Não: além de não ser uma estratégia de preços “negativa” para o consumidor, a penetração representa uma situação em que o preço ofertado é mediano e a qualidade do produto é elevada. A decisão do presidente se baseou no fato de que, mesmo com qualidade inferior, o produto poderia ser vendido a preços “padrão Swatch” porque ocorreria em período de tempo curto e determinado, tirando uma vantagem inicial dessa oportunidade (ou “batendo”) e saindo logo em seguida do mercado (“correndo”).

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

Mercados emergentes, onde a distribuição de renda é extremamente desigual e a grande maioria da base é composta de assinantes de celulares é de pré-pagos, acabam servindo de palco para experiências de sucesso. Na Índia, por exemplo, para estimular o download de games, as operadoras criaram um modelo em que o usuário paga por cada vez que jogar. O preço é acessível para todo mundo: US$ 0,05 por partida. Neste caso temos um produto de qualidade média e preço baixo, sendo considerada estratégia de preço:

Resposta Selecionada:

Incorretae. Penetração.

Resposta Correta:

Corretaa. Barganha.

Feedback da resposta: A resposta correta é "Barganha" e está localizada na página 18 da unidade 5.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A globalização transformou o planeta num grande mercado com cerca de 6 bilhões de pessoas, mas, muitas empresas multinacionais viram-se obrigadas a adaptar-se às realidades locais para conseguirem vender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com