TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Mudança

Monografias: Gestão De Mudança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 4

EIA COM ATENÇÃO:

Responda às questões a seguir com base no conteúdo abordado em sala de aula. Não realize plágio de qualquer fonte. Utilize suas palavras para responder as questões. Este trabalho poderá ser realizado individualmente ou em dupla. Ao final, gere um arquivo em PDF e envie-o na tarefa criada no AVA para entrega da atividade supervisionada. Atente para o prazo final da tarefa descrito e configurado no sistema.

Questão 1. Defina o conceito "Engenharia de Software"?

A Engenharia de Software pode ser definida como a criação de soluções econômicas para problemas práticos e construir objetos a serviço da sociedade. A Engenharia de Software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software , com aplicação de tecnologias e práticas deGerência de Projetos entre outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.

Questão 2. Cite 3 tipos de aplicações, exemplificando seu contexto de uso.

1-Aplicações: Software que seria criado para resolução de uma tarefa ou para uma determinada especialidade, aplicativos de dispositivos móveis, como celulares mesmo servem de exemplo, como o Whatsapp, Shazam, Drop Box eassim por diante.

2-Sistema em Tempo Real: Usan software que trabalham movimentando informações em tempo real, corresponde a necessidade de uma resposta dinâmica, como central de comandos aéreos, cameras de transitos que respondem quando certo motorista ultrapassa velocidade permitida em um determinado trecho de uma rodovia .

3-Software legado: Software normalmente obsoleto, que possui uma documentação precária ou próximo da extinção, normalmente de difícil manuseio, com histórico de testes e manutenções mal geridas. Dentro desse tipo podemos citar liguagem de Programações que foram perdendo “espaço” no mercado, dando lugar pra novas, como COBOL, Assembler e assim por diante.

Questão 3. O que é um processo de Software?

Os Processos de Softwares, são passos que utilizamos para desenvolver um determinado software com qualidade e dentro do prazo e custo presvistos. É um procedimento de suma importância, pois ele evita o caos diminuindo os riscos e evidenciando um controle maior sobre os procedimentos do desenvolvimento além de possibilitar uma possível modificação melhor gerida.

Questão 4. Todo processo de desenvolvimento de software possui atividades genéricas que são sempre executadas, não importando a organização desenvolvedora ou o tipo de aplicação a ser desenvolvida. Descreva estas atividades no contexto do arcabouço de processo de software.

As 3 fases fases genéricas de todo processo de desenvolvimento de software são : Definição, Desenvolvimento e a Manutenção. Na fase de da Definição normalmente é realizado o planejamento do projeto e a analise e a especicação do requisito junto ao cliente. No Desenvolvimento, inicia-se o projeto, sua codificação e seus testes. Na Manutenção, é aplicado a correção de erros, inicia-se também o processo de adaptação as mudanças.

Questão 5. Defina o funcionamento do ciclo de vida Clássico ou Cascata, destacando suas vantagens e desvantagens

O ciclo de vida em Cascata ou Sequencial, seria definido de forma que nenhuma fase é terminada ate que outra fase tenha sido finalizada, seria o desenvolvimento sendo realizado em etapas sequenciais e sucessivas, onde a etapa seguinte pode se iniciar sem que a etapa anterior seja concluída. Um dos benefícios desse ciclo de vida, seria que ele pode ser gerido com mais facilidade, devido as suas etapas serem sequênciais, porém temos uma dificuldade quando se há uma mudança de requisito, pois resultaria na perda do material. Cascata se aplica bem em um projeto de escopo fechado, sendo então, um modelo indicado para projetos de baixo risco.

Questão 6. Quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar um ciclo de vida ITERATIVO em substituição ao modelo CASCATA?

O Modelo Cascata, por desenvolver fases sequenciais e ininterruptas, tem uma gerência de todo seu ciclo realizado com mais facilidade, entretanto, os Modelos Iterativos possuem a vantagem de ser avaliado ao fim de cada ciclo, com feedback entre as etapas, possibilitando uma melhoria no projeto. O modelo iterativo possui a flexibilidade à mudanças justamente em função da retroalimentação ao fim de cada ciclo, inclusive em oposição ao modelo cascata, podem trabalhar e gerir melhor as mudanças decorrentes do projeto.

Questão 7. Explique o funcionamento básico do ciclo de vida de prototipação evolucionária.

Questão 8. No que se diferenciam os modelos Evolutivo e Incremental, no contexto de processos de desenvolvimento de software?

Questão 9. No contexto de metodologias ágeis de desenvolvimento, defina "time-box".

Questão 10. Quais são os principais papeis do SCRUM e quais são suas responsabilidades neste processo?

Questão 11. Os modelos ágeis, em particular o SCRUM, focam na interação entre pessoas. Em que momentos do ciclo do SCRUM essas interações acontecem? O que é feito em cada um desses momentos?

Questão 12. Descreva as fases do modelo RUP, destacando seus objetivos primordiais.

Questão 13. Explique a diferença entre Garantia da Qualidade, Verificação e Validação, no contexto do processo de desenvolvimento de software

Questão 14. Qual o objetivo da Gerência de Configuração de Software?

Questão 15. Exemplifique problemas comuns enfrentados por empresas desenvolvedoras de software quando não possuem uma boa gestão de seus itens de configuração

Questão 16. Que resultado buscamos ao empreender um processo de reengenharia de um determinado produto de software?

Ao aplicarmos a reengenharia em um determinado produto de software o que se espera é que após todo o processo o v

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »